Nepal cria regras e taxas para tirar fotos no Monte Everest

O Departamento de Turismo do Nepal emitiu um novo regulamento para o Monte Everest (8.848,86 m). Agora é necessário obter autorização para compartilhar imagens onde aparecem outros montanhistas. O objetivo é evitar “fotografias polêmicas” como a que se tornou vira em 2019, denunciando a superlotação da montanha.

A foto em questão foi a que explicitou mais de 200 alpinistas no cume do Everest, quebrando o recorde de subidas no mesmo dia. O volume de pessoas criou um congestionamento que causou filas de várias horas na encosta próxima o cume.

Portanto, agora, tirar e compartilhar fotos e vídeos de “outros alpinistas” sem seu consentimento, ou do Departamento de Turismo, está agora proibido com efeito imediato. “Cada escalador pode tirar, compartilhar e fazer imagens e vídeos de seu grupo ou de si mesmo, mas enfrentará sanções se tirar, tirar e compartilhar fotos de outros escaladores sem o consentimento do departamento” , disse o diretor do Departamento de Turismo, Mira Acharya, após tornar públicos os novos regulamentos.

Novas regras

No novo regulamento, que inclui mais uma dezena de novas regras, coincide com o início deste mês da importante temporada de primavera (hemisfério norte), quando os montanhistas começam a se aclimatar antes que muitos deles cheguem em maio para conquistar o Monte Everest.

Ente outras coisas, o governo nepalês pretende evitar a concessão de falsos certificados de escalada a montanhistas inescrupulosos, que falsificam a fotografia do cume e pagam funcionários corruptos para lhes conceder a conquista, como se demonstrou em diversos casos.

Agora, os organizadores de expedições terão que fazer um relatório detalhado com cada minúcia da escalada e apresentá-lo ao Departamento de Turismo, enquanto o oficial do Governo encarregado de acompanhar os montanhistas apresentará o seu próprio relatório. “Esta cláusula tornará a agência encarregada de organizar a expedição e o oficial de ligação mais responsáveis”, enfatizou Acharya.

Ainda de acordo com o novo regulamento, todos os montanhistas que solicitarem uma licença para escalar o Monte Everest devem apresentar um laudo médico atestando que estão fisicamente bem para escalar a montanha mais alta do mundo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.