Nasce a Fundação Kilian Jornet: ONG para proteger as montanhas das mudanças climáticas

Kilian Jornet Burgada é um esquiador e corredor de montanhas espanhol considerado um dos maiores nomes da história do esporte. Nesta semana, Jornet anunciou a criação de uma fundação para preservação da montanha e de seu meio ambiente.

Fundações se caracterizam por serem criadas a partir de uma pessoa ou instituidor que possua um patrimônio suficiente para iniciar as atividades propostas. Todas as atividades como o funcionamento, aprovações e alterações da politica e estatuto são regidas pelo ministério público e a vontade do instituidor prevalece em todos os momentos.

Nem mesmo quem mora embaixo de uma pedra poderia deixar de sentir os efeitos das mudanças climáticas que acontecem de maneira global de alguma forma. Muito menos quem tem algum contato diário com a natureza.

Isso inclui, é claro, atletas de montanha.

Por e-mail enviado ontem, 23 de setembro, e que provavelmente chegará a todos os cantos do planeta graças à grande popularidade de Kilian, o corredor catalão compartilhou a boa notícia sobre a Fundação Kilian Jornet, a partir da qual trabalhará “com projetos, organizações e pessoas que se dedicam à preservação do planeta”, afirma o comunicado.

De mãos dadas veio o site da Fundação Kilian Jornet , que não tem desperdícios e apresenta de forma clara as razões pelas quais se deve trabalhar para preservar os ambientes de montanha, dadas as consequências da atividade humana sobre o meio ambiente.

Kilian, em seu e-mail, anuncia que este será “o pico mais difícil”, e pergunta: “Vamos escalar juntos?”

Os três pilares de impacto da Fundação Kilian Jornet

“Desde criança fui educada sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e fiz tudo o que estava ao meu alcance. Agora quero dar um passo adiante e ajudar projetos, organizações e pessoas que se dedicam à preservação do planeta. O planeta precisa de toda a ajuda que pudermos dar.”

Com estas palavras, Kilian Jornet apresentou a Fundação que leva o seu nome, cuja principal missão é a preservação das zonas montanhosas contra as alterações climáticas. A proposta que a Fundação comenta em seu site concentra-se em três pontos principais:

  1. Ação direta, seja de sua própria criação ou de financiamento de terceiros;
  2. Educação;
  3. A investigação.

Chama a atenção o peso dado aos dois últimos pontos, pois costumam ser esquecidos abaixo das ações em campo, apesar de sua vital importância.

Ambientes montanhosos cobrem 25% da superfície da Terra e todos os seus habitantes dependem deles direta ou indiretamente porque, entre outras coisas, as montanhas nos fornecem água doce e recursos naturais.

Hoje esses ambientes montanhosos estão ameaçados pelas mudanças climáticas, pois as mudanças que o planeta está passando afetam diretamente os ambientes montanhosos, mas também todos aqueles que deles dependem: a fauna, a flora e o ser humano. Portanto, proteger montanhas e aumentar seu desenvolvimento sustentável é fundamental, mas o caminho é longo.

Saiba mais sobre a Fundação Kilian Jornet: https://www.kilianjornetfoundation.org/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.