Novo recorde de velocidade no Himalaia: seis picos de 8.000 metros em 29 dias

Escalar rápido é uma coisa, mas escalar vários picos de 8.000 metros consecutivos o mais rápido possível é outra. Kristin Harila, Pemba Sherpa e Dawa Wongchu Sherpa fizeram história na semana passada em Makalu (8.463 metros), o quinto pico mais alto do mundo em 27 de maio e quebrou o recorde de uma lenda do esporte.

Kristin tem um projeto ambicioso chamado “14 Peaks. Women Too ”: pretende escalar todos os 14 picos de mais de 8.000 metros em seis ou sete meses, estabelecendo o novo recorde feminino. Se tudo correr conforme o planejado, na primeira fase, em abril e maio, ela escalará seis montanhas no Nepal: Dhaulagiri, Kanchenjunga, Monte Everest, Lhotse, Makalu e Annapurna.

“Quero provar que é possível que as mulheres se destaquem na escalada e em esportes dominados por homens em geral” afirma em suas redes sociais a jovem norueguesa. “Se eu não conseguir bater o recorde do Nimsday, ainda será uma grande conquista. Quero ser a única escandinava a escalar todas as 14 montanhas, a segunda a fazê-lo em uma temporada e a mulher mais rápida de todos os tempos” diz Kristin. O recorde agora é de nove anos.

A única outra pessoa que sabe o quão difícil é escalar seis montanhas desse tamanho em 29 dias era Nirmal “Nims” Purja. Ele conseguiu a façanha em 31 dias em 2019, a caminho de pulverizar o recorde de velocidade para a subida mais rápida de todos os 14 cumes acima 8.000 metros. Sua façanha até virou um filme no Netflix.

Vale a observação: ao contrário de Purja, Harila e sua equipe escalaram com suporte total e oxigênio suplementar. “Não estou escondendo nada. A coisa mais importante é ser transparente desde o início sobre o que você está fazendo”, disse a Angela Benavides, da ExplorersWeb . “Para mim, as pessoas podem escalar da maneira que quiserem, mas [devem ser] honestas sobre como o fazem. Estou usando oxigênio, não carrego cargas, confio em Pasdawa e Tio Dawa.”

Agora, Harila planeja viajar para o Paquistão para subir mais picos. Purja estabeleceu uma meta considerada impossível em 2019, alcançando todos os 14 “8.000” do mundo em 6 meses e 6 dias. Quando ele fez isso, quebrou o recorde de velocidade anterior por mais de 7 anos. A tentativa de Harila dependerá de encontrar eficiência igual no Paquistão, onde os objetivos introduzem mais desafios técnicos e logísticos.

Deslocamentos de helicóptero podem ser mais escassos no Karakoram, e o clima volátil pode ser mais imprevisível em picos como o K2 (8.611 m). Da parte de Harila, ela disse que está mais preocupada em dar um exemplo positivo do que em quebrar recordes.

“No final, não me importo muito em bater um recorde; Preocupo-me em inspirar mulheres jovens. Não se trata de tornar o impossível possível, mas de provar que as mulheres também podem fazê-lo. Que elas podem fazer isso ainda melhor”, disse Harila.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.