Morre aos 83 anos Bob Gore – Inventor do Gore-Tex

O engenheiro químico e inventor do material Gore-Tex, Robert “Bob” Gore morreu aos 83 anos esta semana. A descoberta de Bob aconteceu quando ele estava pesquisando maneiras de fabricar fitas de vedação de canos para seu pai usando Teflon (PTFE) da DuPont.

O que Bob descobriu é que, com uma tração acelerada do material, ele poderia ser alongado para 800% para formar um material leve e respirável, construído 70% de ar.

Esse material microporoso tinha poros bem menores do que gotículas de água, por isso também era considerado uma ótima solução para impermeabilização. Com um pouco mais de ajustes e adição de materiais de suporte para estrutura e resistência, o produto acabado foi denominado ePTFE e registrado como o material que todos conhecemos como “Gore-Tex”.

A Revista Blog de Escalada é, inclusive, o veículo de mídia brasileiro com o maior número de artigos técnicos sobre Gore-Tex da internet brasileira. No conteúdo do site há, inclusive, a história completa do material.

O Gore-Tex não só revolucionou o mundo da moda e roupas para atividades outdoor, mas também é amplamente utilizado na indústria médica, aeronáutica e até mesmo na indústria musical.

Bob Gore perdeu a batalha contra uma doença de longa data.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.