Mulheres se unem e criam o “1° Encontro das Manas do Climb”

Por: Marcela Gabrielli e Bruna Zarzur

No último sábado, dia 2 de novembro, aconteceu o 1° Encontro das Manas do Climb, evento de escalada feminina em São Paulo. O lugar que abarcou o evento foi a Pedreira do Dib, em Mairiporã, considerado um dos principais pontos para a prática de esportes radicais no Estado de São Paulo. Com uma área total de mais de 4.800m², o lugar conta com 85 vias de escalada, de vários graus de dificuldade. Para o encontro, o local foi ideal, uma vez que havia todos os níveis de praticantes. A equipe do Dib também estava empenhada em incentivar o grupo, ajudar a disseminar e democratizar esse esporte, que por sua vez, é predominantemente praticado pelo público masculino. O lugar possibilitou essa conexão entre as mulheres e o esporte, assim como a troca com outras mulheres, que possuem o mesmo interesse.

Foto: Wemerson Silva do Nascimento

A ideia surgiu de um pequeno grupo de whatsapp, de participantes que tinham como finalidade, fortalecer e promover a união entre mulheres que escalam ou que desejam se iniciar no esporte. O grupo, que começou pequeno, hoje conta com mais de 90 integrantes, dentre eles, pessoas que já escalam há mais de 20 anos, e outras que com o encontro, puderam experimentar, pela primeira vez, a escalada em rocha.

O encontro foi criado a partir de votações pelo grupo de whatsapp, definindo juntas, a data de encontro, a cor do logo, a tipografia, dentre outros detalhes. O dia em Mairiporã, começou com uma aula de yoga, da professora Cássia Boscariol, que também é uma das organizadoras, e da Yoga Sotero. No dia do evento, cada participante levou um prato ou bebida de sua preferência para a confraternização.

Foto: Wemerson Silva do Nascimento

 

A seguir alguns depoimentos de participantes:

Ana Teixeira: anateixeira.sp
1° Encontro das Manas do Climb no DIB! Grata de participar e ver tanta gente fortalecendo o movimento da escalada feminina ♡ Atividade que fortalece o corpo, fortalece a mente, te faz aprender a focar no presente, lidar com as proprias inseguranças… e une tanta gente good vibe!
Bruna Miagawa: _miagawa
Tudo começou com um grupo de meninas que escalavam, que queriam fazer um picnic para se conhecerem melhor. E desse encontro despretensioso nasceu o Primeiro Encontro das Manas do Climb. E , cara, como foi delicioso ir para um evento com tantas escaladoras.Manas, vcs mandam demais. A organização foi foda, o corre que vcs fizeram para deixar tudo pronto em tão pouco tempo foi louvável, o rango foi divino, e sem dizer da escalada, né? Quanta graciosidade na rocha, pareciam bailarinas verticais.

Foto: Wemerson Silva do Nascimento

Marcela May: _marcelamay.t
“Que orgulho de fazer parte deste momento, de ver tantas mulheres representando esta força e união. A escalada mudou a vida de muitas e poder ouvir e compartilhar histórias é muito gratificante, porque ela representa superação. A @pedreiradodib foi o lugar que mudou minha vida e ter esse encontro lá , foi duca!!!! “
Cristina Hirashima:
“Nosso encontro foi de muita Cura, para nós e muitas outras mulheres além de nós e antes de nós. O grupo continua o movimento mesmo após o término do evento. Continua crescendo como um “levain” em desenvolvimento …com mais mulheres chegando no grupo! Este encontro se transformou em terreno fértil para novas parcerias e novos projetos brotarem! Seguimos semeando

Foto: Fernanda Braz Lage

 

Ellen Prado: ellpradop

“Cerca de 80 mulheres passaram pelo Dib no último sábado para celebrar a escalada, a cooperação, e a força feminina. E a força não remete somente ao aspecto físico, mas também aos tabus, e obstáculos que cada uma percorreu durante sua trajetória para estar ali.

Foi um dia lindo, e memorável no 1° Encontro das Manas do Climb. Por mais mulheres na escalada!

Foto: Wemerson Silva do Nascimento

 

Samanta Sequeira : ssequeira94

“Sobre vencer medos da sua cabeça e ter apoio de quem realmente acredita e torce por você .
Definitivamente foi um dos melhores dias da minha vida, muita energia boa, sorrisos e novas amigas.
Um grupo que desde que eu entrei, no ano passado, só tem me proporcionado momentos incríveis, amigas para vida toda, confidentes, aventureiras e sem frescura.
Esse mundo de muito magna já me levou para muitos lugares que jamais imaginei ir e muitos lugares que sempre quis conhecer, me ensinando muito, e nesse caminho branquinho só tive o prazer de conhecer boas almas.
Conseguir reunir tudo isso de gente em um grupo que não eram nem 5 meninas quando entrei e ver tudo isso acontecer. Em junho, quando recebemos o convite do night climb em Iperó, foi onde o nosso grupo começou a crescer e todas as manas são bem vindas no nosso grupo, depois disso varias manas do climb surgiram no nosso grupinho ele ficou grande, e queríamos conhecer a carinha do pessoal que tava chegando com muito amor para somar, em menos de um mês nasceu um evento lindo, que chegou para somar no coração de TODAS, que querem o climb juntinho de si.
Esse grupo para mim tem o intuito de somar, de aceitar todos a sua maneira, onde todas são bem vindas independente de suas histórias, manas que ali estão uma pela outra para ajudar da sua maneira, para topar uma trip para animar, um night climb ou até mesmo uma parede no feriado, manas para as aventuras que sempre quis participar e fazer mas nunca tive uma amiga para me acompanhar, agora eu tenho a #escaladasmanas

Foto: Gabriela Tompsen

Marcella Gabrielli:
E é isso, mais de 80 mulheres passaram pela @pedreiradodib pra esse encontro lindo se tornar um marco na escalada feminina de sp. Facilitando a união das que tem esse amor em comum, e também algumas primeiras experiências para mulheres na escalada em rocha. Foi lindo de ver tanta corda esticada, e tantos sorrisos. Que dia especial.
É sobre isso.

Érica Prado: prado.erica

É sobre força, empoderamento, resistência, união. Há muitas de nós por aí arrebentando no climb, outras tendo contato pela primeira vez, mas mais do que um esporte, a escalada é um estilo de vida. É amor, é contato com a natureza, é o coletivo acima de tudo e muita amizade.

Andressa Santos:

“Rolê incrível que foi o 1° Encontro das manas do climb e também o meu primeiro contato com escalada em rocha
Um rolê com pessoas tão queridas e acolhedoras, todos me receberam muito bem e gentilmente me ensinaram, me ajudaram com os equipamentos e fizeram minha “seg”. Totalmente diferente do que estou habituada a fazer com o Boulder, amei demais sentir na pele a “aderência” com a parede.”

Camila Duraes :
Foi tão lindo o apoio, a força que cada uma transmitia para outra.
O evento, que foi um sucesso entre as mulheres, teve o apoio da Decathlon Lar Center, Controlsafe, Bivak, GoBeast, 90 graus e Vertical Sem Limites. Confira as fotos.
Instagram oficial @escaladadasmana

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.