Marca lança sapatilhas de escalada impressas em 3D que se adaptam aos pés do atleta

A impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma tecnologia de fabricação onde um modelo tridimensional (criado em computador) é materializado através de sucessivas camadas de material e permite produzir formas complexas de objetos, na maioria dos casos, utilizando menos matéria-prima do que os métodos convencionais de fabricação.

Sua popularidade vem crescendo no mundo dos esportes e calçados e agora mais uma vez o método está sendo usado para aprimorar equipamentos existentes. Agora, no desenvolvimento de sapatilhas de escalada, chamados Athos. Mas como a manufatura aditiva foi usada e como o Athos difere das outras sapatilhas de escalada convencionais?

A sapatilha de escalada muitas vezes pode ser bastante desconfortável, causando até lesões em quem usa. Na verdade, escaladores profissionais costumam usar sapatos de 2 ou 3 tamanhos menores para obter uma melhor aderência. O resultado dessa estratégia é conhecido: lesões como joanetes, unhas encravadas e calosidades.

Para resolver este problema, um grupo de alunos espanhóis da Escola de Design Elisava desenvolveu a Athos. A ideia surgiu da busca por uma aplicação inovadora na manufatura aditiva. Por isso, ao tomar conhecimento do desconforto desse tipo de calçado, os alunos puseram-se a trabalhar. O projeto consistiu na criação de sapatilhas de escalada customizadas e adaptadas aos pés de cada escalador, a fim de obter melhor adaptabilidade, rendimento e conforto na prática do esporte.

Como mencionado, a ideia era implementar a manufatura aditiva em uma aplicação inovadora, e essa tecnologia foi fundamental para o desenvolvimento das sapatilhas Athos. Neste projeto, a principal vantagem da impressão 3D foi a personalização, pois foi possível adaptar cada sapatilha ao formato do pé de cada escalador.

Isso foi feito de acordo com as necessidades e também com o tipo de atuação de cada usuário. Na verdade, o workflow que realizaram foi o seguinte:

  • Digitalização dos pés
  • Personalização do protótipo
  • Confecção do calçado (impressão 3D, pós-processamento, montagem)
  • Entrega ao escalador

Vale ressaltar que a parte impressa em 3D é o corpo do calçado, resta então prender a borracha e as alças separadamente. Mas observando de perto, é um processo de produção simples que pode estar ao alcance de todos.

O material escolhido pelos jovens alunos foi obviamente o TPU, um termoplástico que se caracteriza por ser altamente flexível e elástico, o que o torna ideal nesta área. Vale ressaltar que, ao contrário dos calçados padronizados normalmente utilizados na escalada, as Athos são feitas sob medida para atingir o calçado de escalada perfeito para cada atleta.

Além disso, a impressão 3D permite uma fabricação muito mais responsável e sustentável, produzindo sob demanda e reduzindo processos e materiais em 50%. O projeto nomeado para vários prêmios, incluindo o Forward AM Innovation Awards, Elisava Master’s Project Awards e o Distributed Design Awards.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.