Arqueólogos condenam construção de aeroporto afirmando que pode destruir parte de Machu Picchu

Arqueólogos peruanos vêm procurando desesperadamente divulgar a notícia em várias mídias a respeito de um novo aeroporto na região de Machu Picchu. Os arqueólogos condenam fortemente a construção do novo aeroporto internacional que está sendo construído na região, o qual transportará turistas direto para Machu Picchu, sem a necessidade de escalas. O local é o preferido de mochileiros de todo o mundo e é declarado patrimônio mundial da UNESCO há quase quarenta anos.

Segundo os críticos da construção do aeroporto, os aviões que voarão baixo próximo à região poderão causar danos estruturais às ruínas incas existentes na região. Além disso, os críticos alegam que a construção também poderá prejudicar o fornecimento de água na região, o qual já é limitado.

Os planos para o aeroporto foram anunciados pela primeira vez em 2012 pelo ex-presidente peruano Ollanta Humala do Partido Nacionalista Peruano. A construção começou agora, sete anos depois, em Chinchero, um pequena cidade turística peruana no caminho do Vale Sagrado e cerca de 3.800 metros acima do nível do mar. A cidade é considerada a porta de entrada para o Vale Sagrado.

Foto: Elisabet de Marco

Chinchero foi construída há seis séculos como uma propriedade real para o governante Inca Túpac Inca Yupanqui. A economia local é baseada na agricultura e turismo. Segundo especialistas, o local já está sendo lentamente danificado pelas hordas de turistas que o visitam todos os anos. Somente no ano de 2017, mais de 1,5 milhão de visitantes estiveram em Machu Picchu. Este montante é quase o dobro do limite recomendado pela UNESCO. Segundo informações das mídias peruanas, o governo não se alinha com as exigências da UNESCO que declarou Machu Picchu patrimônio mundial em 1983.

Enquanto a agência especializada pediu ao Peru para limitar os visitantes ao local, o plano do governo segue no caminho inverso, facilitando ainda mais o acesso das pessoas. “Este aeroporto será construído o mais rápido possível, porque é muito necessário para a cidade de Cusco”, afirmou o Ministro das Finanças do Peru Carlos Oliva, a jornalistas no mês passado. “Há uma série de estudos técnicos que apoiam a construção deste aeroporto”, completa Oliva.

Atualmente o aeroporto mais próximo está localizado na cidade de Cusco, que fica a 75 km de distância e que tem apenas uma pista, que permite apenas aeronaves de pequeno porte. Além disso, as limitações do aeroporto obriga os visitantes fazerem escala em Lima, capital do país. A informação sobre os perigos do novo aeroporto foi divulgada pelo jornal inglês The Guardian.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.