Não vou ficar desperdiçando palavras com explicações mais do que óbvias a respeito do que pode acontecer com escaladores que pensam que não fazem parte da sociedade e vão escalar “peitando” as proibições.
Aconselho que quem não ache que faça parte da sociedade, que fique em casa. Quando existem 5000 escaladores que respeitam alguma proibição, e algum escalador puzilânime ignora , todos os 5000 fcam sem poder escalar lá, poisas negociações são jogadas por água abaixo.
Seguindo uma dica do amigo Pedro Hauck, aqui vai a lista de lugares proibidos de escalar no Brasil:
1) Gruta da Lapinha – MG
2) Bau – MG
3) Falesia dos Viciados – SP
4) Morro Guaraiuva – SP
5) Gruta do Monge – PR
6) Canyon do Guartelá – PR
7) Parque estadual de Vila Velha – PR
8) boulder do Aranha – SP
9) Parque Tangua – Curitiba – Pr
10) Pico do Baiano – MG
11) Pedra Azul – ES
12) Boulderes de Valinhos – SP
13) Morro do Cabeludo – GO
14) Sete Lagoas – MG
15) Pedra da Balança – SP

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.