Livro da semana: “The Adidas Archive” – Christian Habermeier e Sebastian Jäger

O design clássico de três listras da Adidas é uma marca registrada de prestígio esportivo. Basta perguntar aos fãs de celebridades, como Lionel Messi ou membros do grupo de hip hop Run DMC (que até escreveram uma música sobrea marca).

Acredite ou não, essa marca tem servido muito bem desde 1949, quando foi fundada. Rudolf Dassler e Adolf fundam a “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” (“Fábrica de sapatos dos irmãos Dassler”) em 1924. Durante as Olimpíada de 1928, em Amsterdam (Holanda) alguns atletas já utilizam os calçados produzidos pela empresa dos irmãos Dassler. Já na década de 30, Dassler produzia 30 modelos de tênis para 11 disciplinas desportivas.

Em 1948 eles resolvem se separar definitivamente e dividem a empresa. Adi funda a Adidas e o design icônico e duradouro de três faixas foi registrado quase imediatamente. As três listras foram criadas para manter a estabilidade do pé, mas acabou sendo o logotipo.

A conquista da Copa do Muno de Futebol de 1954 pela Alemanha selou definitivamente o sucesso da Adidas. Na partida final contra a Hungria, os jogadores da seleção alemã calçavam chuteiras com travas removíveis, desenvolvidas por Adi Dassler e que fez toda a diferença na partida.

Ao longo das décadas, a marca de calçados esportivos por excelência passou por muitos designs e chamou a atenção de lendas esportivas, ícones de entretenimento e Joes comuns ao longo do caminho. A história desta empresa é capturada em fotografias coloridas no “The Adidas Archive”, uma leitura obrigatória para os aficionados em histórias de equipamentos.

Ficha técnica

  • Título: The Adidas Archive. The Footwear Collection
  • Autor: Christian Habermeier e Sebastian Jäger
  • Edição:
  • Ano: 2020
  • Número de páginas: 644
  • Editora: Taschen

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.