Vídeo da Semana: “Nomad” – A história de quem revolucionou a literatura de viagem

Nesta semana foi divulgada o trailer do documentário “Nomad: In The Footsteps of Bruce Chatwin”, dirigido por nada menos que Werner Herzog, que relembra a figura histórica do inglês Bruce Charles Chatwin. Werner Herzog é tido como um dos grandes diretores do cinema mundial.

Quando Bruce Chatwin morreu, com 48 anos, deixou a Werner Herzog uma mochila de couro a qual usava nas suas viagens. O cineasta alemão Herzog procurou então revisitar a memória e os lugares por onde passou o escritor e aventureiro inglês.

Bruce Chatwin

Quem não está habituado em escutar falar de Bruce Chatwin, seu livro “Na Patagônia”, é a mais importante referência literária sobre a região, além de marco da literatura de viagem mundial. O livro se passa em meados dos anos 1970, quando Argentina e Chile viviam ditaduras militares.

Desde então tornou-se um dos mais aclamados escritores de literatura de viagens em todo o mundo. Chatwin trabalhava como jornalista para o Sunday Times Magazine quando enviou uma carta de demissão que virou um ícone dizendo apenas “Fui para a Patagônia”.

O seu livro mais conhecido é, justamente, “Na Patagônia”, um clássico da literatura contemporânea, relatou a viagem e o retrato da solidão dos grandes territórios do sul do mundo. A obra ajudou a mudar a ideia do que poderia ser a escrita de viagens.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.