A nova geração de montanhistas: Por que a natureza é a melhor professora para a vida?

Os leitores mais atentos do conteúdo da Revista Blog de Escalada devem ter percebido que frequentemente abordamos dois assuntos: criar a nova geração e redução do uso do plástico. Estes dois temas são fundamentais para que o montanhismo, em todas as suas modalidades e especificidades, cresça de maneira que, no futuro, tenhamos um volume de praticantes ainda maior. Número este que deve ser visto como uma busca pela qualidade, não somente pela quantidade.

Algumas pessoas podem interpretar de modo equivocado, que renovar a geração de praticantes deixaria subentendido de que a geração atual está “perdida” e tem de ser trocada. Não é nada disso. Objetivo de querer introduzir uma nova geração de montanhistas, escaladores, praticantes de trekking, etc, é fazer todos os esportes que fazem parte do montanhismo ganhar mais destaque de todas as mídias e sirva também de ferramenta para moldar o caráter da futura geração.

O mais importante autor alemão Johann Wolfgang von Goethe realizava pesquisas exaustivas sobre temas científicos, os quais foram publicados em várias de suas obras. Goethe considerava sua obra científica muito mais importante e relevante do que sua obra poética. O autor realizou pesquisas em campos variados como a óptica, a geologia, a mineralogia, a botânica e a zoologia. Mais significativa do que suas realizações isoladas foi sua visão da natureza.

Goethe, em uma de suas afirmações mais famosas, acreditava que “a natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”. Goethe considerava a natureza como uma totalidade orgânica e viva, em profunda conexão com o mundo espiritual, e não um mecanismo frio e sem alma, constituído apenas por matéria em movimento. Partindo deste conceito, o autor alemão desenvolveu um modo científico de abordar a natureza que atualmente é reconhecido como fenomenologia.

Natureza como professora

Por mais que se matricule uma criança em uma escola de qualidade, que possibilite o contato com uma educação de alta qualidade, são os pais que devem complementar com grande parte da educação do(a) filho(a). Deve partir deles a iniciativa de preparar o filho para enfrentar o mundo e saber interpretar as coisas à sua volta. Bons pais não somente ensinam disciplina ao filho, mas também respeito, empatia e, sobretudo, respeito à natureza.

Passeios com crianças em locais de escalada, trekking, hiking e outras atividades servem não somente como introdução a estas atividades, mas também ensinar à futura geração que existe um mundo muito maior do que os das telas de tablets e smartphones.

Para ensinar crianças algo direto e sem rodeios, a natureza é uma excelente professora. Quando crianças passeiam em alguma atividade, aprendem a identificar o cansaço, a fome, e os odores para conseguir obter alguma recompensa na montanha. Recompensas como uma vista deslumbrante, um almoço diferente, um banho em alguma cachoeira, etc. Durante um passeio de barco, aprendem a trabalhar em equipe, a controlar o medo, a enfrentar situações inesperadas, etc.

Não somente lições práticas, mas também filosóficas (que é daí que sai a inspiração em Goethe no início do texto), como a de que não existem “tábuas das verdades”. Uma criança na natureza deve aprender na contemplação de montanhas, rios, nuvens e outros aspectos ao seu redor que, nunca haverá respostas definitivas para solucionar todos os problemas.

A nova geração do montanhismo

Mas como criar a nova geração do montanhismo? A esta pergunta, é quase impossível dar uma receita infalível. Para responder a esta pergunta, o que existe até o momento são sugestões, pensamentos, ideias e questionamentos. Nunca respostas definitivas.

Introduzir crianças à natureza é uma tarefa que os pais devem assumir. Não adiantará “terceirizar” esta responsabilidade a alguma escola ou a algum acampamento de verão. Para isso, abaixo estão algumas atividades que são sugestões aos pais realizarem com os filhos para que, além de introduzi-los na prática de alguma atividade de montanha, também possibilite um tempo para a reflexão dos pais a respeito de suas próprias vidas.

1 – Procure caminhar em um lugar com natureza frequentemente. Sobretudo, não perca a vontade de andar. Quanto mais ficar sentado, mais se sentirá doente.

2 – Procure sempre a ir a lugares diferentes. Evite ficar repetindo um lugar todos as atividades. Isso acabará deixando a criança entediada e acreditando que o mundo é pequeno e desinteressante.

3 – Incentive-o a aprender com a natureza à sua volta todo o tempo. Procure responder todas as perguntas que fizerem, mostrando que há um uma infinidade de possibilidades em escalada, montanhismo, trekking, acampamentos, etc.

4 – Seja menos da pessoa que se espera que seja, e mais da pessoa que deseja ser.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.