O fascínio que as montanhas exercem nos praticantes de escalada e montanhismo é difícil de explicar.
Não seria exagero nenhum afirmar que a pessoa que ama a montanha se ficar muito tempo longe dela pode tornar-se alguém perturbado.
O equilíbrio mental e emocional depende da quantidade de tempo gasta na montanha.
Acreditando neste turbilhão de sentimentos o escritor americano Jon Krakauer elaborou sua obra mais poética: “Sobre Homens e Montanhas”.
O livro é uma verdadeira declaração de amor, admiração, respeito e devoção de várias pessoas às montanhas.
Apoiando-se em vários contos mas sempre utilizando o mesmo estilo narrativo característico de Krakauer, “Sobre Homens e Montanhas” é um livro que deveria existir na estante de cada abrigo de montanha, sedes de clubes e escolas de montanhismo.
Muitas das histórias contidas nos contos não é difícil não se identificar devido à paixão depositada ali pelo autor.
“Sobre Homens e Montanhas” é muito além de um simples clássico a ser lido, e sim a leitura obrigatória a todo montanhista, além de livro de cabeceira de qualquer aventureiro.
Ficha Técnica
- Título: Sobre Homens e Montanhas
- Autor : Jon Krakauer
- Edição: 1a.
- Ano: 1999
- Número de páginas: 214
- Editora: Companhia das Letras
Onde Comprar
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11004

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.