Sibusiso Vilane: O primeiro negro a subir o Monte Everest

Todos sabem que em 1953 Edmund Hillary e o Sherpa Tenzing Norgay foram os primeiros a subirem o Monte Everest (8.848 m). Na esteira de milhares de montanhistas, houve inúmeros “primeiro alguma coisa”. Houveram como marcas primeiro norte-americano, primeiro sul-americano, primeira mulher, primeiro europeu, etc.

Na tentativa de abordar temas inclusivos, valorizando todos os tipos de público, nos perguntamos aqui na Revista Blog de Escalada: Você já se perguntou quem foi o primeiro negro a subir o Monte Everest?

Para elaborar o artigo, pesquisamos intensamente e, pasmem, na imprensa brasileira não há qualquer menção da conquista. Pois bem, este artigo é para reparar este, digamos, “vacilo” da imprensa brasileira. Portanto, o perfil de hoje é do sul-africano Sibusiso Vilane, o primeiro negro a subir o Monte Everest.

Antes que alguém reclame, em breve também faremos um perfil de Sophia Danenberg, que em 2006 tornou-se a primeira mulher negra a subir a montanha mais alta do mundo.

Sibusiso Vilane

Sibusiso Vilane

Sibusiso Vilane

O sul-africano Sibusiso Vilane nasceu em 1970. Nessa época vigorava em seu país o Apartheid, regime de segregação racial implementado na África do Sul em 1948 e adotado até 1994. A partir de finais da década de 1970, os negros foram privados de sua cidadania.

O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul.

Sibusiso Vilane não conseguiu seu primeiro par de sapatos até os dez anos e estudou pela primeira vez aos 11 anos. Enquanto o padrasto ajudava a pagar seus estudos, Vilane precisava se sustentar quando chegou ao ensino médio. Ele começou a trabalhar no quintal de um casal canadense expatriado, e eles o colocaram no ensino médio, dando-lhe a educação de que precisava para se qualificar para o treinamento de guarda-florestal.

Depois de um tempo como trabalhador, e aproveitando sua experiência como pastor de cabras, Vilane começou sua carreira profissional como guarda-florestal na Reserva Natural Malolotja, na Swaziland, em 1993. Quando John Doble, um alto-comissário britânico, entrou no parque a vida de Vilane mudou. Doble era um grande entusiasta de trekking e também filantropo.

O britânico queria fazer travessia, mas não encontrava ninguém para o acompanhar. Vilane teve um dia de folga no sábado seguinte e se ofereceu para levá-lo. O passeio de fim de semana se transformou em um encontro regular. A partir disso, Sibusiso começou a escalar em 1996, chegando aos picos no Drakensberg (cordilheira que estende-se por mais de 1.000 km, paralelamente à costa oriental da África do Sul).

Sibusiso Vilane

Sibusiso Vilane

Poucos anos depois, em 1999, Sibusiso Vilane escalou o Monte Kilimanjaro (5.895 m) e seguiu para o Himalaia em 2002. Na cordilheira mais alta do mundo escalou com sucesso Pokalde (5.806 m), Lobuche (4.940 m) e Island Peak (6.189 m). As escaladas fizeram parte de seu treinamento para a expedição ao Monte Everest.

No ano seguinte, em março de 2003, Vilane partiu novamente para o Himalaia em sua missão de ser o primeiro negro a escalar a montanha mais alta da Terra. Sibusiso Vilane chegou com sucesso em 26 de maio de 2003 do lado sul. Portanto, demorou 50 anos para que uma pessoa negra chegasse ao Monte Everest.

Nesse dia da conquista, o presidente sul-africano Thabo Mbeki parabenizou Sibusiso Vilane por sua conquista.

Os Seven Summits

Sibusiso Vilane

Dois anos depois, em 2005, Sibusiso Vilane alcançou o cume do Monte Everest novamente com Sir Ranulph Fiennes e Alex Harris após acessar o pico do North Ridge. Este é o lado mais difícil e estatisticamente menos bem-sucedido.

Essa conquista consolidou que Sibusiso Vilane é o primeiro africano negro a escalar o pico mais alto do mundo duas vezes e por duas rotas diferentes. Instituições de caridade para crianças se beneficiaram com sua escalada.

Depois de chegar ao Monte Everest em 1995, Vilane completou todos os Sete Cumes. No final de 2007, Vilane e Alex Harris concluíram a expedição em 2008 para uma caminhada sem apoio logístico e sem auxílio para chegar ao Pólo Sul.

A conquista fez com que Vilane se tornar o primeiro negro a caminhar para o Pólo Sul.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.