Livro da semana: “Sidecountry” – John Branch

John Branch é um jornalista e escritor norte-americano, que atualmente trabalha no New York Times, e dos poucos profissionais que se dedica a cobrir tópicos relacionados a esportes de aventura há 16 anos. Branch já ganhou o Prêmio Pulitzer em 2013, sendo indicado outras vezes, sempre abordando temas relacionados ao esporte.

O Prêmio Pulitzer é prêmio norte-americano destinado a pessoas que realizam trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical. É o mais importante e respeitada premiação do jornalismo dos EUA.

Sidecountry

Foto: https://www.colorado.edu/

O terceiro livro de John Branch, “Sidecountry: Tales of Death from the Back Roads of Sport”, é uma coleção de seus melhores trabalhos, incluindo “Dawn Wall”, sobre a primeira subida gratuita do Dawn Wall no El Capitan no Parque Nacional de Yosemite. A ideia inicial do autor era fazer um livro de histórias de aventura e atividades outdoor, incluindo “Snowfall”, “Dawn Wall” e “Deliverance”.

SidecountryMas e se todas as histórias que compartilhamos uns com os outros estivessem enraizadas em fatos, observações em primeira mão e fontes confiáveis?

Após vários estudos de tema, decidiu ir além da temática em ambiente outdoor e incluir histórias que ainda se encaixassem na ideia de país lateral e incluir coisas como cubos mágicos (o mundo dos speed cubers) e os tiroteios em Las Vegas.

As histórias são centradas em esportes que estão fora do mainstream ou tratam principalmente de pessoas que não são figuras públicas conhecidas. Quando questionado sobre que tipo de esportes que cobre, Branch responde que escreve “histórias que você não sabia que vai gostar de ler” e sobre “pessoas comuns emaranhadas em algo extraordinário”.

Isso descreve perfeitamente o conteúdo de “Sidecountry: Tales of Death from the Back Roads of Sport”. Elas não são histórias de esportes de ação, embora alguns possam considerar alguns como pertencentes a esta categoria. Em vez disso, são esportes ou atividades que ocorrem em circunstâncias ou condições extremas.

São contos poderosos, grandes ou pequenos, e levam o leitor a mundos dos esportes que não podem ser vistos da forma como a maior parte do mundo consome. Assim, o filme é um deleite e uma aula sobre os vários aspectos e o fascínio fundamental dos esportes e a incrível história da raça humana.

Ficha técnica

  • Título: Sidecountry: Tales ofDeathfromtheBackRoadsofSport
  • Autor: John Branch
  • Edição:
  • Ano: 2021
  • Número de páginas: 368
  • Editora: W. W. Norton & Company

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.