IFSC se pronuncia sobre lesão de Bassa Mawem e favorece escalador finalista

Após muita pressão e silêncio, apesar de vários acessores terem divulgado o que seria decidido, a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) publicou um comunicado a respeito dos atlets qualificados para a final olímpica amanhã, em Tóquio.

A polêmica se armou depois que o escalador Bassa Mawem, da França, sofreu uma grave lesão no bíceps durante a escalada guiada. Ele saiu do palco de disputa em evidente aflição e foi atendido imediatamente por um médico.

Pela forma como o músculo se contorceu, parecia que ele havia se lesionado do local onde o tendão se conecta ao cotovelo . Esperava-se que não fosse grave o caso, mas foi confirmado por Bassa e pelo Comitê Olímpico Internacional que confirmou:

“Após exames adicionais no local de competição… o diagnóstico médico é agora conhecido: Bassa Mawem sofre, de acordo com este diagnóstico, uma ruptura total do tendão do bíceps inferior”

Por ter pontuado com destaque na escalada de velocidade e bouldering, ainda avançou para as finais em sétimo lugar. Em uma entrevista a um veículo de imprensa francês, Bassa afirmou:

“Estou classificado para a final, mas não poderei participar porque tive uma ruptura total do tendão inferior do bíceps”

A recuperação é de pelo menos seis meses.

Polêmica em torno do corte de Bassa Mawem

Bassa Mawem

Acreditava-se que com Bassa Mawem eliminado devido a lesão, o nono colocado Alex Megos teria permissão para competir. Conforme publicado pela Revista Blog de Escalada no dia de ontem, John Branch, do New York Times, relatou que falou com o IFSC e disse:

“Acabei de falar com o IFSC. Se Bassa Mawem se aposentar (o que ainda não aconteceu), Megos não será inserido. Mawem simplesmente terminaria em 8º e a final continuaria com sete. ”

Bassa Mawem

Foto: Reuters

A decisão causou polêmica, pois como a pontuação do combinado é baseada na multiplicação, o adversário direto de Bassa Mawem passaria às semifinais, conseguindo chegar ao 4º lugar sem o menor esforço.

Bassa Mawem ficará em 8º na final e será marcado como Did Not Start (DNS) na tabela de classificação. Por causa de suas colocações, ele deveria competir contra Adam Ondra nas finais de velocidade. que de cara se beneficia com a decisão, já obtendo a posição multiplicadora 4.

A IFSC alegou que a cota para a rodada final da prova Combinada masculina é definida no art. 11.2 das Regras do IFSC. Portanto, a vantagem provida ao escalador que for competir velocidade (especialista ou não), fere o principio de igualdade de condições que qualquer esporte deve implementar nas Olimpíadas.

As provas de velocidade (5:30), bouldering (6:30) e vias guiadas (9:10) serão transmitidas pelo streaming realizado de maneira voluntária pela Revista Blog de Escalada.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.