Hospitais da Alemanha e Austria instalam paredes de escalada para pacientes – A escalada sendo usada na medicina

Imagine uma parede de escalada. Qual o local que você imaginou que esta parede existisse? Sua casa? Academia? Um Bar? Pois alguns hospitais da Alemanha e Áustria possuem uma parede de escalada instalada em sua estrutura para que os pacientes as usem.

A iniciativa implementada a alguns anos coloca os dois países na vanguarda européia de uso da escalada para fins fisioterapêuticos e para a saúde mental.

Parede de Escalada em Memmingem

Alemanha e Áustria

O Hospital Clínico da cidade alemã de Memmingen é um dos centros de saúde que instalou uma academia completa para uso exclusivo dos pacientes. As paredes do hospital alemão voltado á reabilitação de pacientes é para uso em atividades que não necessitam us de cadeirinhas e cordas.

Conforme publicado em reportagem aqui na Revista Blog de Escalada, a Universidade do Arizona, em uma pesquisa em conjunto com a Universidade Erlanger-Nuremberg, mediu o impacto que a prática de boulder surtia em pacientes com diagnóstico de depressão.

No estudo os pesquisadores verificaram uma melhora significativa no nível de depressão dos participantes os quais passaram para um grau leve.

Na Áustria os médicos fundaram o Instituto de Escalada Terapêutica na cidade de Thalgau. O motivo alegado pelos administradores é que o esporte é viciante. Logo após o paciente iniciar suas primeiras atividades com êxito, logo se motivam a se superarem.

O diretor da atividade Alexis Zajetz destaca que muitos pacientes já estão cômodos com este tipo de abordagem, especialmente porque não a identificam como uma terapia e optam à prática de escalada.

Outros países

No Reino Unido o serviço de saúde pública  (National Health Service – NHS) reconheceu os benefícios da saúde física e mental da escalada. Desde então vem usando com frequência paredes de escalada em parques e escolas infantis.

Entre as capacidades que desenvolve a escalada, a NHS destaca o estímulo à resolução de problemas e a tendência natural de querer cada vez superar-se mais. A sensação de conquistas e interação social também é destaca pela autarquia.

Brasil

Como noticiado com exclusividade pela Revista Blog de Escalada, no Brasil há um centro de reabilitação em Curitiba que está utilizando a escalada para o tratamento de seus pacientes.

O Centro de Pesquisa Vitória, clínica especializada em reabilitação e terapia neuromotora em Curitiba-PR, tem inovado em seus tratamentos oferecendo a alguns de seus pacientes a escalada como terapia. A iniciativa surgiu da ideia de oferecer uma motivação extra aos pacientes.

Foto: Arquivo pessoal / Imagens do Centro Vitória

Os pacientes que utilizam o muro de escalada são principalmente crianças com paralisia cerebral (PC), autismo e mielomeningocele.

Entretanto atualmente estão em atendimento também duas mulheres adultas, uma com esclerose múltipla e outra com pós-cirúrgico de meningioma.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.