Qual o real significado de optar por uma vida vanlife – Documentário promete dissecar a filosofia de viver em Motorhome

De tempos em tempos um estilo de vida entra em moda e, para o bem ou para o mal, é noticiado em excesso por mídias tradicionais. Exatamente neste momento o estilo vanlife de ser está começando a entrar em evidência em várias países. Especialmente após uma reportagem especial divulgada pelo jornal The New York Times em sua revista semanal, muitos outros veículos de comunicação voltaram o olhar para as pessoas que optam por viver em um motorhome.

No último mês, apenas para exemplificar, houve várias revistas de variedades que teceram reportagens especiais a respeito da nova onda hippie que está acontecendo e colocaram a vanlife no meio deste conceito. Se retrataram algo certo ou errado é um outro assunto que não tem muito interesse.

Pensando em se adiantar a distorções inevitáveis quando jornalistas leigos no assunto começarem a voltar o olhar sobre isso, os vanlifers Jonny Dustow, Jared Melrose Campbell, Sam Peterson e Kathleen Morton, já praticantes da filosofia, procuraram conceber um documentário a respeito do assunto.

Para isso criaram um projeto em uma plataforma de financiamento coletivo para viabilizar a iniciativa. Afinal quem melhor poderia financiar um documentário a respeito de algo tão filosófico e que está na iminência de ser deturpado por algum veículo?

Aproximadamente 500 pessoas, que ajudaram a arrecadar o montante de AU$ 63.224 (US$ 47.961,72), colaboraram financeiramente com o projeto, que será entregue ao público até fevereiro de 2018.

Segundo informações disponibilizadas pelos autores o diretor possui experiência em documentários para o National Geographic e, claro, é fanático adepto da vida vanlife.

Uma das produtoras Kathleen Morton

Significado de vanlife 

Para quem não está familiar com vários conceitos de minimalismo, vida simples, desapego e vida outdoor, explicar o que é a filosofia vanlife é complicado. Adotar a vida dentro de uma van (carro perua ou furgão) para poder viajar e desfrutar a natureza e, às vezes, trabalhar remotamente, enquanto viaja com o veículo, é um pouco complicado.

Principalmente porque, ao menos no Brasil, o conceito de motorhome ainda espera-se muito luxo e uma espécie de repetição de um hotel cinco estrelas.

Os modelos brasileiros de motorhome possuem luxos como microondas, TV de tela plana, ar condicionado, banheiro com água quente e reservatório para scooters, etc, nada tem a ver com o estilo vanlife de ser. Usualmente os veículos utilizados por estas pessoas são adaptações de furgões e kombis para o desfrute do caminho e dos lugares com natureza exuberante.

Por este motivo que grande parte dos vanlifers (denominação que os adeptos utilizam) são escaladores (profissionais ou amadores), surfistas, amantes do trekking, fotógrafos de natureza e pessoas que não necessitam de luxo.

Parte destas explicações estarão no filme “The Meaning of Vanlife”, com data de estreia para início de 2018. No documentário perguntas frequentes como trabalho, sustento, manutenção, motivos e modelos (além de muitos exemplos) serão documentados pelos autores.

Será explicado no documentário também alguns conceitos, já em moda nos EUA, de Tiny houses, que tem muito a ver com o vanlife.

Mais informações: http://www.vanlife.com.au/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.