A afirmação acima é do equipador de vias de escalada Patxi Arocena (não confundir com Patxi Usobiaga). O equipador que tem no currículum 60 competições espanholas e 10 internacionais (curriculum respeitabilíssimo diga-se) concedeu uma entrevista muito interessante a respeito de seu trabalho e das tendências das futuras competições.
Na mesma entrevista o equipador reflete sobre o seu trabalho também. Uma entrevista obrigatória a quem deseja saber mais sobre como funciona os bastidores das competições
A entrevista, em espanhol, está disponívem em:
http://www.desnivel.com/object.php?o=19066

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.