Crítica do filme “The Unknown Runner”

the_unknown_runnerQuem aprecia (e se dedica à pratica) corridas de rua, tem como admiração pela escola queniana de maratonistas.

Basta se debruçar sobre os números para constatar que o domínio dos quenianos é real.

O segredo para tal domínio é assunto de debates calorosos sobre os porquês serve como pano de fundo para o documentário “The Unknown Runner”.

A produção de DeKemp procura documentar o início da trajetória do corredor Geoffrey Kipsang que, segundo os especialistas apresentados no filme, possui uma carreira promissora.

O filme começa a documentar sua jornada de estréia em grandes circuitos de maratona desde os treinamentos e filosofia de trabalho em escola humilde localizada na região rural no Quênia até a estreia na maratona de Berlim .the_unknown_runner_3

Mostrando a  com uma crueza ,que beira a crueldade, a quem não vive na linha de pobreza levanta a óbvia pergunta de como um campeão possa sair de um lugar tão simples.

Longe de treinamentos adaptados, e apostando em treinamentos efetivos como “correr o tempo todo” a “indústria” de criação de corredores de rua é mostrada aos curiosos.

Toda a estrutura de corrida no Quênia deixa a entender que é nada mais que escolas rurais, isolamento da população paupérrima (para evitar o assédio) e competições de simplicidade extrema fazem qualquer abastado agradecer aos deuses pela vida de abundância vivida.

the_unknown_runner_4

Insistindo muito na documentação da simplicidade de recursos vivida pelos quenianos, o filme se alonga mais que o necessário nesta primeira parte.

Por esta lentidão deixa forte impressão que está sendo repetitivo até mesmo nas declarações de cada personagem.

A partir do momento em que a maratona de Berlim passa a ser retratada o filme ganha fôlego novo, especialmente pelo impacto das imagens que denota a gritante disparidade de ambientes. the_unknown_runner_8

Os contrastes entre o local de treinamento à ruas da capital alemã é tão acentuado, que não tivesse alongado muito na primeira parte seria mais impactante.

Por conta deste contraste é nítido a pressão psicológica que o atleta está submetido, podendo inclusive ser sentido pelo espectador.

Todo o desenrolar da maratona, incluindo as cenas de bastidores (com direito a uma pressão desumana a ABC), são dinâmicas e conseguindo transmitir toda tensão da corrida.the_unknown_runner_2

Com um final até surpreendente, “The Unknown Runner” termina por deixar o espectador emocionado.

Mesmo não tendo pretensões ambiciosas para filmes outdoor, e até mesmo para documentários de cunho mais sisudo, é boa opção para quem confunde vidas sem luxos com simples (muito comuns a quem possui nanismo cultural).

A produção serve ainda de incentivo a quem tem paixão por corridas de rua, e de montanha, e às vezes sente falta de algum estímulo em forma de filme.

“The Unknown Runner” merece destaque pela iniciativa de documentar as corridas de rua sob uma ótica interessante .

Nota da Revista Blog de Escalada:

the_unknown_runner_7

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.