Articulações do Joelho – Parte 2

www_fisioterapiaparatodos_com

Fonte: www.fisioterapiaparatodos.com

Nesse artigo vou falar sobre as lesões, a fisioterapia (pré e pós cirúrgico, em alguns casos) e colocarei dois artigos sobre o “novo” ligamento do joelho, o ligamento Antero lateral.

O ligamento Antero lateral é “novo” pra mim, lembro de ter visto em uma aula de anatomia, mas nunca foi me passado.

Peço desculpas a todos e irei me aprofundar sobre o assunto  entretanto hoje não estou apto para explicar.

A nível de curiosidade tem esses artigos que falam do ligamento Antero lateral:

Lesões mais comuns nos joelhos

ossos_do_oficio

fonte: ossosdooficio.com.br

As lesões mais comuns nos joelhos são:

  • lesões nos ligamentos: onde pode ocorrer uma descontinuidade, rompimento parcial ou total, geralmente acontece devido à torção de joelho;
  • lesões de menisco: quando o menisco estira com a rotação do joelho
  • lesões de tendão: inflamação ou rompimento total
  • fratura de patela: simples ou complexas
  • artrite: uma degeneração da cartilagem
  • condromalácia: é uma lesão da cartilagem patelar devido a degeneração prematura com amolecimento, fibrilação e aspereza dessa estrutura. A condromalacia pode ocorrer devido a trauma direto com consequente dano condral, ou variações anatômicas anormais.
  • Tendinite patelar: na região infrapatelar é mais comum nesse tipo de lesão. A tendinite patelar está associada com mais frequência a atividades repetitivas.
  • Bursite: inflamação na bursa localizada na articulação do joelho
  • Cisto de Baker: é a concentração de liquido sinovial que se forma nas bainhas dos tendões e bursas localizadas na parte posterior do joelho.
alunos_on_line

alunosonline.com.br

A fisioterapia inicialmente atua pra conter a inflamação (edema e dor), nas primeiras 24 horas é realizado a crioterapia, o que promove uma vasoconstrição (diminuição do calibre sanguíneo), reduzindo assim as hemorragias. A eletroterapia é utilizada respeitando o quadro álgico do paciente, passando a fase aguda para crônico , aparelhos como ultrassom, microondas e infravermelho (aparelhos que emitem calor) podem ser utilizados, pois promovem a vasodilatação e assim drenando a inflamação (lembrando que na fase crônica a hemorragia já foi contida; nunca utilizar calor na fase aguda da lesão).

clinica_do_joelho

foto: clinicadojoelho.com.br

Laser é um aparelho cicatricial com efeitos anti inflamatórios que é utilizado em cicatrizes e regiões como dedos. TENS é um aparelho analgésico sem nenhum poder anti inflamatório. A fisioterapia pré cirúrgica consiste em fortalecer e alongar os membros inferiores, com isso o paciente terá uma recuperação funcional mais acelerada. A fisioterapia pós cirúrgica consiste em diminuir o edema, através de drenagem, mobilização patelar, miofascial, crioterapia e eletroterapia. O alongamento e fortalecimento muscular deve ser realizado o quanto antes, para depois ser realizado exercícios de propriocepção focando a alta da fisioterapia.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.