Estudo quantifica que Parques Nacionais reduzem o custo global da saúde mental equivalente ao PIB do Japão

Existem muitos estudos que demonstram os benefícios da natureza em nosso corpo. Vários destes estudos, publicados aqui na Revista Blog de Escalada, enumeram vários dedes, desde a estimulação da capacidade cognitiva até o combate ao estresse.

No entanto, muitos políticos, além de alguns veículos de imprensa, ignoram que esses benefícios também possuem um valor econômico para a sociedade. Para tentar mudar este quadro, uma equipe de pesquisadores australianos propôs na Nature Communications (revista científica de acesso aberto, revisada por pares) um método para traduzir esses benefícios em números.

Para estimar esse valor, os pesquisadores usaram um conceito chamado Quality Adjusted Life Years (QALY), que mede a capacidade de uma pessoa de realizar atividades diárias sem dor ou transtornos mentais. Este valor é usado na avaliação econômica para avaliar o valor pelo dinheiro das intervenções médicas.

A partir dessa base, os pesquisadores coletaram dados de 20.000 habitantes nos estados australianos de Queensland e Victoria, estudando a evolução de seus QALY e compararam os resultados dos cidadãos com base no tempo que passaram nos parques. “Governos e seguradoras usam QALY rotineiramente para decidir prioridades nos gastos com saúde, usando exemplos da vida real”, observa Ralf Buckley, professor de Ecologia e Evolução da Griffith University na Austrália e primeiro autor do trabalho.

No caso específico da Austrália, eles estimam que o valor do serviço prestado pelos parques nacionais à sociedade chegue a US$ 100.000 milhões. Sem a presença desses espaços, os pesquisadores acreditam que o custo investido em saúde mental em todo a Austrália seria 7,5% maior.

A partir dos dados obtidos na Austrália, os pesquisadores também fizeram uma estimativa em nível global: US$ 6 bilhões. Entretanto, os cientistas reconhecem que este valor é baseado em cálculos preliminares e que é necessária uma análise mais profunda para obter números com maior veracidade e confiabilidade.

No artigo, os autores lembram que os parques nacionais têm um valor adicional que não está sendo considerado pelos políticos e pela sociedade.

Para saber mais sobre o estudo acesse: https://www.nature.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.