Esportes outdoor: 4 opções para você envolver seus amigos (as)

Os esportes outdoor são ótimas alternativas para quem gosta de ar livre e natureza. Recebe cada vez mais adeptos, principalmente de pessoas que querem atividades de fim de semana em grupo. O objetivo é desbravar trilhas, matas, florestas e montanhas realizando exercícios que desenvolvem habilidades físicas e intelectuais, além de aumentar o bem-estar.

O Brasil é considerado um dos melhores destinos para prática de esportes outdoor, devido a sua natureza rica de diversos biomas e relevos. A combinação de aventura e adrenalina são perfeitas para quem procura sair da rotina, descobrir novos cenários e desafios. E ainda se beneficiar com ganhos na saúde. Então, se você gostou da ideia, continue a leitura!

Quais são os tipos de esportes outdoor?

Existem muitas modalidades de esportes outdoor para todos os gostos, seja para praticantes assíduos, tanto para aqueles que levam mais como hobby ou ocasionalmente. Sua grande maioria podem ser realizados em grupos de pessoas, em competições ou de forma colaborativa, mas tem também opções que dá para realizar sozinho.

Além disso, a sensação de liberdade e bem-estar são benefícios que deixam qualquer um mais relaxado. Se você quer conhecer esportes outdoor, selecionamos 5 opções que estão com tudo no momento. Confira!

Caminhada (Hiking e Trekking)

O hiking é uma modalidade de caminhada em trilhas ao ar livre. Possui variedades de percursos, distâncias e velocidade. Geralmente, a duração é de no máximo um dia, no estilo “bate e volta”, pode ser realizada em grupo e o ideal é praticar com guias experientes no percurso, para segurança de todos.

Os equipamentos necessários são vestimentas, calçados e acessórios de proteção adequados. A dica de levar um lanche e garrafa de água também é válida, principalmente aqui no Brasil, onde o clima é quente na maioria das regiões. O hiking tem um teor de contemplar a natureza, e dá até para aproveitar uma cachoeira.

O trekking já é uma caminhada mais radical de longa distância, onde exige a pernoite no acampamento e um bom preparo físico. Também é realizada em trilhas nas montanhas, florestas e praias. Pode ser realizado de forma amistosa ou de competição. O ideal é que o percurso seja planejado nos mínimos detalhes para evitar transtornos.

Esta modalidade exige apetrechos mais elaborados e de maior carga, afinal são necessários equipamentos para acampamento, além dos necessários para a prática do esporte, como: bússola, mapa, vestimentas suficientes, bota adequada, mochila, cantil, bastões de caminhada e alguns outros itens.

É muito importante que o iniciante esteja acompanhado por um instrutor experiente. Aproveite e chame seus amigos, para tornar uma experiência inesquecível, com altas aventuras e diversão.

Mountain bike

O mountain bike é uma modalidade do ciclismo praticada em terrenos irregulares ao ar livre, e também é o nome do tipo de bicicleta utilizada nesse esporte. É um esporte que requer resistência, concentração e força, afinal, você vai encarar trilhas em fazendas, montanhas e terrenos acidentados com poças de água e lama.

Muito realizada em grupos de pessoas, o mountain bike é uma ótima pedida para quem possui espírito aventureiro e não tem medo de desbravar as estradas e trilhas. O legal é que quando é praticada em grupo, você terá um apoio maior, caso sofra alguma queda, ou precise de uma manutenção na bike, e claro, é muito mais divertido.

É necessário equipamentos específicos para começar as pedaladas. Os principais são bicicletas de mountain bike, com pneus mais largos e com cravos próprios para os terrenos irregulares, vestimentas e equipamentos de segurança. E ainda é bom levar uma garrafa de água e um lanchinho para repor as energias em uma parada, durante o percurso.

Airsoft

O airsoft é um esporte de simulação de combate armado, que simula operações de treinamento militar e policial. É jogado em grupos, em campo aberto, com equipamento especial de airsoft. É um esporte que teve início no Japão, mas se popularizou tanto no Brasil, que recebeu regulamentação pelo Exército Brasileiro.

Qualquer pessoa acima dos 18 anos pode praticar esse esporte. É necessário o uso de equipamentos específicos, como armas, vestimentas, equipamentos de segurança e acessórios. As armas de airsoft são réplicas de armas de fogo reais, a diferença é que são consideradas armas de pressão e não tem poder letal, suas munições são bolinhas de plástico, conhecidas como BB ‘s. Por regulamentação brasileira, é obrigatório que todas as armas de airsoft possuam uma marcação na cor laranja fluorescente na sua ponteira.

Um dos princípios do esporte é a honra, pois nele não possui tinta nas munições, então ao ser atingido, o jogador precisa ser sincero e assinalar e se entregar, gritando “morto” ou “neutro” durante a partida. Existem peculiaridades de cada tipo de partida, e as regras podem ser definidas pelo grupo.

Existem algumas modalidades de partidas, as principais são a skirmish, que o objetivo é o mata-mata entre as equipes, e a milsim, que é uma simulação militar. Por fim, destacamos os benefícios de praticar este esporte como ganho de força, resistência física e melhora do raciocínio. Esse é um esporte de estratégia e aventura, onde você e seus amigos vão se divertir muito.

Escalada em rocha

Foto: Fionn Claydon | Unsplash (@fclaydon)

A escalada em rocha é um esporte realizado em montanhas e colinas. Demanda bastante concentração e força, além de instrutores experientes para guiar a subida com segurança. O objetivo é alcançar o topo, escalando os diversos obstáculos de paredões rochosos. Os benefícios são ganhos de força e resistência física, além do aumento de flexibilidade, sem contar toda a aventura que é a prática desse esporte.

É necessário uso de equipamentos específicos de segurança e corda, além de vestimentas e calçados apropriados. O legal, que pode ser realizado em grupos, e assim um motiva o outro para que todos consigam chegar ao topo e como prêmio contemplar a vista lá de cima da montanha.

Esses são alguns dos esportes outdoor que podem ser praticados em grupos de amigos. E lembre-se, a prática de esportes regularmente é altamente benéfica para a saúde. Gostou das dicas? Aproveite e já chame seus amigos para essas aventuras. Uma ótima experiência a todos!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.