Os corpos de dois escaladores americanos foram encontrados em um glaciar no Himalaia, 16 anos após terem falecido em decorrência de uma avalanche.
Os corpos foram identificados como Alex Lowe e David Bridges, montanhistas que estavam escalando em Shishapangma (montanha de 8.013 m) quando foram surpreendidos por uma avalanches em outubro de 1999.
A esposa de Alex Lowe afirmou que a dupla de montanhistas aparentavam estar “congelados no tempo”.
A descoberta dos corpos foi anunciada na seta-feira pela sua esposa (hoje casada com o montanhista Conrad Anker).
O escalador David Bridges era natural do estado americano do Colorado e tinha 29 anos à época. Bridges era especializado em filmagens em alta montanha e estava começando uma parceria bem sucedida com Alex Lowe.
Quem foi Alex Lowe
O montanhista americano Alex Lowe, à época com 40 anos, era considerado dos maiores nomes de sua geração no montanhismo, e era muito respeitado dentro da comunidade mundial por ter realizado vários resgates de outros escaladores. Sua força física era tão impressionante que ficou conhecido por ser o “pulmão com pernas”.
É creditado a Alex Lowe o resgate de vários escaladores durante a temporada de 1995 no Alasca, quando seis montanhistas morreram no Denali (conhecido como Mount McKinley à época).
Alex Lowe também fez algumas das escaladas mais difíceis do mundo como Kwangde (6.187 m), Kusum Kanguru (6.367 m) e Taulliraju (5.830 m).
No ano de 1999 Lowe, acompanhado do cameraman David Bridges, enquanto escalava Shishapangma, a 14º montanha mais alta do mundo, foi surpreendido por uma avalanche e dado como morto após vários dias de buscas.