Na manhã do dia de ontem (12/04/2010) em Belo Horizonte morreu o escalador Aldo Vinícius Zeferino de Freitas , conhecido como “Vinicinho”, vítima de traumatismo craniano, após queda no muro de escalada da academia Fórmula.
O Escalador foi sepultado hoje de manhã.
O muro foi interditato e espero que este fechamento não provoque uma onda negativa em relação ao esporte, vindo a prejudicar outros estabelecimentos que tenham muros em suas dependências.
Há divergências de relatos, mas o que até agora pude levantar é que ele caiu depois de um lance em negativo, quando ia colocar a corda na terceira costura. Caiu sobre a cabeça. Parece que um aluno estava dando segurança.
Por enquanto são estas as informações que tenho e sublinho que não sei se conferem com a verdade.
É importante lembrar que um acidente não tem apenas uma causa e , geralmente, vem do
somatório de duas ou mais variáveis. Cabe, então, uma averiguação minunciosa para que aprendamos com as falhas que levaram a este desfecho.
Questionamentos sobre segurança, e manutenção de academia serão levantados. Muito “achismo” vai surgir na internet, até coisas estapafúrdias vão ser ditas, sugeridas e discutidas.
Fonte: Lista FEMERJ

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Isso é o que da quando passa a segue para um iniciante. Escalador com experiência não coloca sua própria vida em risco nas mãos de um iniciante se fizer isso é garantir que é capaz de solar a via.
Falta de instrução e pouca fiscalização geraram esta tragédia, que sirva de exemplo para esta grande leva de escaladores que se acham os entendidos e colocam a segurança em quem mal sabe o que é uma segue dinâmica.
Lamentável,mas é a vida todos corremos riscos,agora devemos esperar para ver o que vai acontecer,não vamos julgar sem ao menos saber o que aconteceu de fatoabraçoLeão Gropo MontanhismoBento Gonçalves RSEmerson/Memi
Lamentavel….triste….concordo com vc, vai pintar um monte de achismo…Espero que a prudência seja forte na averiguação…AbraçosPaulo