Escalador italiano anuncia provável segundo 13a do mundo

O escalador italiano Stefano Ghisolfi aproveitou o hiato das competições internacionais de escalada, para escalar novamente em Laghel, Arco, na Itália. Lá, Ghisolfi se concentrou no que é chamado provisoriamente de “King Line”, uma via que compartilha a seção inicial com o “Queen Line”, graduada em 9b francês (12b brasileiro). “Queen Line” foi o primeiro 9b francês encadenado em Arco na época, graças a Adam Ondra, seguido pelo próprio Stefano.

Em entrevista à EpicTV, Stefano Ghisolfi contou que “a via pode ser 9b+ e até 9c”. O italiano, que possui em seu currículo vários encadenamentos em 9° francês, tem referências para comparar. Vale lembrar que em dezembro de 2018, Ghisolfi se tornou o quarto escalador do mundo capaz de atingir 9b+ (12c brasileiro) com na via “Perfect World”, em Margalef (Espanha).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Stefano Ghisolfi (@steghiso) em

Caso seja encadenada por Stefano Ghisolfi, ou qualquer outro escalador, seria o segundo 9c francês (13a brasileiro) do mundo. A proposta de Ghisolfi se junto a uma outra via que mais tem tirado o sono de escaladores de alto nível é “Le Blond”, aberta Oliana, Espanha. Além destas há ainda “La Hermana Gemela Malvada de Bon Combat”, em Osona, Espanha, e “Big Project”, localizada em Flatanger, Noruega.

De acordo com um levantamento feito por um veículo europeu, a estatística das 100 vias mais difíceis do mundo é:

  • 39% estão na Espanha
  • 14% estão na França
  • 8% estão na Itália
  • 5% estão na Alemanha
  • 4% estão na Áustria
  • 2 % República Tcheca
  • 1% Chile

Na lista apenas uma localização está na América do Sul: “Le vent nous portera”, em Socaire, Chile, encadenada por Pirmin Bertle em 2017. Recentemente, no local de escalada Valle de Los Cóndores, foi aberta uma via pelo próprio Andam Ondra que teve graduação sugerida de 9a+ francês (12a brasileiro).

Um outro lugar que é um celeiro de vias de alta dificuldade é Piedra Parada, na Argentina, no qual a via de maior dificuldade também é um 9a francês (11c brasileiro).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.