Escalador brasileiro faz ascensão inédita na Patagônia

O escalador brasileiro Arjuna Sundara fez a ascensão em sequência das Aguja de l’S (2.330 m), Aguja Saint Exupery (2.558 m) e Aguja Rafael Juaréz (2.450 m) localizadas no Parque Nacional Los Glaciares, nas proximidades de El Chaltén.

Arjuna Sundara fez cordada com o norte-americano Kevin Thibodeau. Até esse momento, o feito de Sundara não havia sido realizado por nenhum escalador brasileiro.

Os escaladores tiveram de obter uma permissão de escalada no Centro de Visitantes do Parque Nacional. O acesso foi feito via Sendero do Fitz Roy. Este é um deserto alpino e os resgates são problemáticos. Como na maioria das escaladas alpinas, as ancoragens foram usadas ​​com moderação e como último recurso.

Escalador brasileiro

exploreresweb.com

Ao todo, foram necessários três dias para completar a escalada. O primeiro dia começou com uma caminhada de 16 km até Aguja de l’S e a escalada propriamente dita (ao todo a atividade durou 12 horas e ocorreu das 8:00 até 20:00), “num clima muito frio onde não se pode sentir os dedos dos pés e das mãos”, descreveu o escalador brasileiro. “Estava tão frio, -7 C°, que eu não consegui dormir”, completou Arjuna Sundara ao contar que dormiu no topo da Aguja de l’S.

No segundo dia rapelaram da Aguja de l’S, se deslocaram para a Aguja Saint Exupery e chegaram ao cume por volta das 19:00. Rapelaram 100 metros e encontraran “um platô 5 estrelas” para o pernoite, brincou o escalador.

No terceiro dia, partiram para a Aguja Rafael Juaréz, terminando a escalada às 15:50. Rapelaram e voltaram. A Revista Blog de Escalada entrou em contato com o brasileiro e em breve trará maiores detalhes sobre essa conquista inédita para a escalada brasileira.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.