Todo local de escalada, em qualquer lugar do mundo, possui uma via de escalada icônica. Uma das mais emblemáticas da Serra do Cipó é, entre outras, a Sinos de Aldebaran, graduada em 8c (7b+ francês), localizada no setor Sala da Justiça. Com mais de 40 metros de altura é classificada, pelos escaladores que frequentam o local, como uma obra de arte. Frequentemente fotógrafos e produtores de vídeos a utilizam para divulgar a escalada na região.
A via Sinos de Aldebaran foi conquistada pelo escalador carioca Luis Claudio Pita, hoje morando na Espanha e uma das figuras mais conhecidas de Rodellar.
Aldebaran é uma estrela de primeira magnitude e a mais brilhante da constelação Taurus. Na Grécia antiga era conhecida como “tocha” ou “facho”. Aldebaran é uma das estrelas mais facilmente identificáveis no céu noturno, tanto por seu brilho como pela sua localização em relação a uma das figuras estelares mais conhecidas do céu.
Para isso basta identificar as três estrelas centrais da constelação de Orion (popularmente conhecida por “três Marias”). Aldebaran é a primeira das estrelas mais brilhantes que encontramos no seguimento dessa linha.
A via Sinos de Aldebaran é constantemente foco das lentes de produtores de vídeos e fotos. Quem se inspirou a documentá-la foi o mineiro Dante Borges que optou por um vídeo de pouco mais de 18 minutos para mostrar uma escalada na famosa aresta de calcário.
UAU INCRIVEL!!