Empresa outdoor norte-americana anuncia demissão de funcionários e leva produção para a Ásia

O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) de 1994 e a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC) em 1995, transformaram-se em uma imensa perda de empregos nos EUA à época. As fábricas norte-americanas perderam muitas das proteções tradicionais que isolavam os empregos dos EUA da competição no exterior. Esses acordos fizeram com que quotas e tarifas sobre produtos importados fossem reduzidas ou eliminadas. Para milhares de empresas dos EUA em diversos setores, tiveram de cortar custos para permanecerem competitivos. A maneira mais fácil de fazer isso era transferir a produção para o exterior.

Desde então, a maioria das marcas de produtos outdoor possui suas manufaturas na Ásia. De maneira resumida, basta dizer que a maior parte da produção de equipamentos para atividades outdoor é feita fora dos EUA, especialmente roupas e outros produtos. Marcas como Patagonia, Black Diamond, Osprey, Columbia, entre outras, adotam a prática. Usualmente somente a administração fica no país norte-americano.

Foto: Divulgação Black Diamond

A Black Diamond, sediada em Utah, está transferindo a maior parte de sua produção de metal de fábrica original existente em Salt Lake City (cidade onde ainda se encontra a administração da empresa) para ser estabelecida no exterior. Isso significa dizer que mosquetões, excêntrico, nuts, piquetas, etc, serão fabricadas na Ásia. A mudança está em andamento há dois anos.

Ao todo 70 funcionários perderão seus empregos, o que representa quase 60% da força de trabalho da fábrica. Outros 62 funcionários restantes da manufatura receberam novas funções na empresa.

A fábrica de Salt Lake será usada apenas para montagem. De acordo com as informações do presidente da empresa John Walbrecht em uma entrevista à Snews, a Black Diamond continuará a montar Camalots, skins e ice screws nas instalações de Salt Lake City.

A empresa sofreu uma série de recalls de produtos entre 2010 e 2016, O presidente disse que os recalls foram considerados na decisão de mudar a produção.

Os funcionários da empresa foram informados na semana passada e serão liberados de maneira gradual entre setembro e dezembro. Em a comunicado, a Black Diamond afirmou: “Este é o ponto culminante de uma estratégia de vários anos que define a Black Diamond como uma empresa inovadora, orientada ao design, e migra para longe da fabricação interna. Esta não foi uma decisão fácil, especialmente no que se refere ao impacto que terá em todos os nossos funcionários. Não reflete de maneira alguma o desempenho, o progresso ou a capacidade de nossa equipe de fabricação.”

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.