Avaliação kit de cozinha de camping Prep & Cook – Stanley

O kit de cozinha de Prep & Cook da marca Stanley tem como principal objetivo auxiliar na preparação de alimentos em um campings e expedições. O ponto forte do kit é sua praticidade e compacidade.

Segundo o seu fabricante, o ponto forte deste equipamento é seu sistema de encaixe que permite que todas as partes se ajustem perfeitamente ocupando muito menos espaço e evitando que se esqueça de alguma peça. O sistema de encaixe lembra muito as bonecas russas Matryoshka.

O kit testado contém 13 peças:

  • 1 Tábua de Corte Dobrável
  • 2 Bowls de 591 ml + 2 Tampas
  • 1 Concha + Cabo Estendido
  • 1 Espátula + Cabo Estendido
  • 1 Panela de 1,5 l+ Tampa Ventilada
  • 1 Panela de 2,3 l + Tampa Ventilada

As dimensões do kit (fechado) são: 129,5 x1 77,8 x180,3 mm

kit de cozinha de Prep & Cook

O Teste

O kit Prep & Cook foi testado durante uma viagem de mochilão de 25 dias na Patagônia Argentina, na qual 100% das hospedagens foram realizadas em campings dos mais variados níveis de conforto, desde estruturados até selvagens. Foi utilizado tanto em fogareiro quanto em cozinhas comunitárias.

O equipamento foi utilizado tanto na preparação das refeições como na hora de consumir os alimentos.

Foi utilizado para comer tanto com mesas quanto sem messas (particularmente nos lugares de escalada e durante trekkings).

Foi utilizado com fogareiro de gás butano e fogão de cozinha convencional. Não foi utilizado em nenhum momento em fogões industriais ou fogueiras.

kit de cozinha de Prep & Cook

O equipamento foi limpo após o uso utilizando somente materiais comuns ao campismo como, por exemplo,  lenços de papel, água corrente de rio (utilizando sabão neutro), pias rudimentares com água encanada (utilizando detergente).

O produto não foi colocado em máquina de lavar louça.

Para ser testado foi guardado dois dias sem efetuar limpeza.

O kit Prep & Cook foi transportado sempre dentro de mochilas junto a equipamentos de camping e escalada, limpo e, às vezes, sem lavar.

kit de cozinha de Prep & Cook

Prós

  • Qualidade dos materiais e acabamentos
  • Capacidade das panelas (litros)
  • Compacto
  • Fácil de guardar, encaixes perfeitos
  • Durabilidade

Contras

  • Ausência de material antiaderente no interior das panelas
  • Ausência de frigideira

Notas

  • Qualidade do Material: 5  –
  • Design: 5 
  • Acabamento: 5 –
  • Facilidade de limpeza: 4
  • Relação custo x benefício: 4

Nota Final : 4,6 

Opinião

O kit Prep & Cook obteve rendimento de bom para ótimo após os testes. Durante algumas oportunidades chegou a surpreender.

Provou ser um equipamento robusto e resistente, muito útil para qualquer campista. O ponto forte do produto é a qualidade dos materiais, que provaram com o uso intenso ter uma longa vida útil para o campista.

O aço inox das panelas é bastante resistente a choques mecânicos e abrasão, não ralando facilmente. Possui uma espessura ideal, sendo leve mas não frágil, e boa condutividade térmica,  que evita com que o fundo da panela esquente muito e queime rapidamente os alimentos.

O plastico dos pratos e utensílios é de excelente qualidade, não queima facilmente nem derrete com o uso intenso. Os recipientes não retêm o cheiro ou sabor das comidas preparadas. Durante campings a preparação com refeições oleosas como peixe, carne, ovos este tipo de característica é importante.

kit de cozinha de Prep & Cook

As tampas das panelas vêm com pequenos furos para coar e a sua alça é de plástico para evitar queimaduras.

As alças das panelas são metálicas, sem recobrimento plástico, mas como tem bom comprimento não esquentam nem queimam a mão. A mesma alça funciona como trava, a qual mostrou-se muto eficiente.

Uma outra coisa que agradou bastante foi a inclusão da tábua de cortar (item muitas vezes esquecido por seus concorrentes) e que neste tipo de kit foi de extrema utilidade.

Entretanto o equipamento necessita de algumas revisões/melhoramentos como, por exemplo, revisar o formato dos utensílios como a escumadeira e concha. A parte que mais fez falta foi existir uma frigideira. A preparação de peixes, torradas, omeletes e etc, fica comprometida com uma panela funda. A adição de uma frigideira ao kit seria dar ares de “quase perfeito” ao equipamento.

Um outro melhoramento é incluir um material antiaderente no interior das panelas, o que deixaria o equipamento mais versátil e, ao menos em teoria, dispensaria a frigideira.

A relação de custo x benefício precisa ser bem analisada. Não é um produto que campistas iniciantes irão poder comprar logo de início. Isso porque o equipamento requer investimento um pouco alto: R$479 (maio 2017). Mas para que já possui experiência de campings e está sempre praticando atividades outdoor o produto é de excelente qualidade e prova ter uma longa vida útil. Um investimento que pode parecer caro à primeira vista, mas que com o tempo mostra-se correto.

Pela sua praticidade, qualidade e eficiência obtida nos testes mostrou ser indicado a todo e qualquer campista sendo ele eventual ou freqüente.

Para mais explicações assista o vídeo acima ou neste link: https://youtu.be/A53GGkz9WNM

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.