Dupla belga tenta terceira ascensão “The Dawn Wall”

Os escaladores belgas Sébastien Berthe e Siebe Vanhee estão se organizando para tentar a terceira ascensão da via Dawn Wall em Yosemite. A via é considerada e escalada tradicional mais difícil do mundo e, até o momento, foi somente completada duas vezes: Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson (14 de janeiro de 2015) e Adam Ondra (14 a 21 de novembro de 2016).

A via possui de 32 enfiadas graduadas, em média, com dificuldade de 5.14d norte-americano (11c brasileiro). Os belgas estão agora há pouco mais de uma semana em sua tentativa. Como está indo até agora? Vanhee abordou seu progresso em linguagem simples via Instagram.

“Temos que dizer como é; nós estamos tomando um espanco!” Vanhee ainda acrescentou: “Mas, mesmo assim, acreditamos no poder do tempo, na teimosia e na prática”.

Sébastien Berthe e Siebe Vanhee são especialistas em big wall e certamente não são novatos no El Capitan; em 2016 Berthe fez apenas a segunda subida livre da Rota do Coração com Simon Castagne, enquanto em 2017 Berthe e Vanhee uniram forças para fazer uma escalada do Freeriderem um único dia. Mais tarde naquele ano, Vanhee se uniu a Nico Favresse para repetir El Corazon, e em 2019 Berthe aumentou a aposta para fazer uma rara escaladana via The Nose.

Embora esse cenário seja impressionante para dizer o mínimo, Dawn Wall representa um gigantesco desafio físico, mental e logístico diferente de qualquer outro grande muro que eles escalaram anteriormente. A via de 32 enfiadas esconde muitos outros fatores importantes além do grau da via que precisam ser alinhados para ter sucesso.

O clima, por exemplo, é um fator importante, pois o vale de Yosemite é frequentemente atingido por tempestades de inverno que tornam as condições proibitivas, como Nalle Hukkataival infelizmente descobriu durante sua tentativa em janeiro de 2020.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.