Como escolher uma trilha para trekking?

Como escolher uma trilha para trekking? Em resumo, aos que gostam e aos que desejam iniciar nesse mundo de trekking, especialmente os que já fazem algo no meio, é provável que tenham suas trilhas favoritas.

No entanto, conhecimento nunca é demais, logo, confira aqui algumas dicas para melhor escolher sua próxima trilha. E para os iniciantes, brincadeiras a parte, é preciso muito mais que escolher um lugar bonito. Confira detalhes.

Como escolher uma trilha para trekking?

A primeira coisa que você deve verificar ao examinar uma trilha de caminhada é a distância total envolvida. Isto é, quantos quilômetros a caminhada tem da ida à volta.

Em seguida, seja sincero consigo mesmo sobre a capacidade para percorrer a trilha, pois pode ser necessário melhorar sua forma física para poder caminhar razoavelmente a tal distância.

Aos iniciantes, é recomendado procurar trilhas que não vão muito além da marca de cinco quilômetros, pois assim conseguirá realizá-la em uma manhã ou tarde.

Em relação à distância, se você estiver usando um aplicativo de localização de rotas, atenção, pois esses dados podem ser imprecisos, logo, é aconselhável verificar fontes diversificadas.

Cabe dizer que isto entra em outro ponto da preparação: nível de dificuldade. Em resumo, como dito antes, aplicativo de localização de rotas podem ser enganosos não somente sobre a distância, mas em relação ao nível de dificuldade também.

Portanto, certifique-se de entender exatamente o que a caminhada envolve do ponto de vista de habilidade e equipamento e não entre em nada para o qual não esteja totalmente preparado, pois nem sempre as classificações fáceis, moderadas ou difíceis nos aplicativos podem condizer com sua realidade. Lembre-se que estamos falando de vida, não quem tem o maior ego. Se quiser se desafiar, faça-o, mas com preparação gradual.

Elevação

Naturalmente, as caminhadas nas montanhas envolverão ganho de elevação, mas para colinas e florestas, é uma boa ideia verificar isso também, pois você pode se surpreender com o quão íngreme é sua caminhada e querer trazer seus bastões de trekking para apoio, por exemplo.

A título de informação, qualquer descrição de caminhada deve fornecer o ganho total de elevação. Pegue esse número e divida-o pela metade da distância total da viagem, pois em uma caminhada típica na montanha, você estará subindo a colina na subida e descendo na volta.

Em resumo, uma boa regra prática é que qualquer trajeto que ganhe cerca de mil pés por milha será desafiador. A saber, as caminhadas que ganham cerca de 500 pés (152,4 m) por milha são moderadas e qualquer coisa muito menor que isso deve ser relativamente fácil.

Por fim, um exemplo, com o Monte Elbert, Colorado, Estados Unidos:

A rota do cume leste tem 6,5 milhas (10,46 quilômetros) no total e ganha 3.500 pés (1,07 quilômetros) ao todo. Logo, reduza pela metade a distância total para entender sua subida. Neste caso, será um resultado de 3,25 milhas (5,23 quilômetros) na subida. Dentro disso, dividindo o ganho total de elevação, você terá mais de mil pés de ganho de elevação por milha, ou uma caminhada desafiadora.

Terreno

Escolher uma trilha de caminhada requer saber o que estará sob os pés, pois isso pode ajudá-lo a decidir entre sapatos ou botas de caminhada e se a escalada será traiçoeira ou estável.

Um trajeto como o que leva ao Monte Elbert, embora íngreme, envolve uma trilha bem mantida por todo o caminho para um trekking relativamente fácil, enquanto muitos envolvem navegar por campos de pedregulho complicados, por exemplo.

Isso pode significar uma caminhada lenta e árdua, então, pesquise e entenda que tipo de terreno você provavelmente encontrará.

Navegação

Sem dúvidas, não importa a quantidade de manutenção na trilha, tem que saber usar um mapa e bússola. Se você tem experiência em navegação e gosta de desafios, talvez não se intimide com uma caminhada mais selvagem.

Porém, se for menos experiente, procure melhores caminhos e anote os pontos geográficos a serem observados e as áreas onde a trilha divide. De fato, o tempo investido na navegação pode determinar sua diversão e segurança na trilha.

Condições da trilha

Após encontrar uma caminhada que atenda ao seu nível de habilidade, investigue as condições atuais da trilha para poder trazer o equipamento certo.

Sem dúvidas, esta é uma área onde os recursos on-line, como relatórios de viagem do usuário, têm uma vantagem sobre os guias, pois podem fornecer informações sobre inundações recentes, danos causados ​​por incêndios florestais, condições de gelo, queda de árvores ou deslizamentos de rochas.

Ok, essa parte também conta… Cenário

Claro que essa parte importa, mas existem outras prioridades. Enfim, considere os tipos de natureza que você gosta, se há oportunidades para coisas que você ama, como observação de pássaros ou natação selvagem e se a caminhada oferece paisagens deslumbrantes durante todo o caminho…

Nem todas as caminhadas têm de ser em um miradouro fantástico, mas ter esse recurso prolongado motivará a sequência do trekking. Quem não vai querer tirar aquela foto para guardar de recordação? Até por isso tem que ter uma bela vista.

Cuidado com o loop e popularidade

Existem muitos tipos de trilhas para trekking, dentro disso, deve se atentar para as que contém loops circulares ou trilhas ponto a ponto onde você termina em um local diferente de onde começou. Você não para em Nárnia, mas todo cuidado é pouco.

Na verdade, sabendo onde pode parar, é até uma experiência diferente, pois você poderá contemplar paisagens não vistas na ida. O negócio é ter essa noção de onde exatamente sua trilha termina para não ficar surpreso por estar em uma trilha completamente diferente. Capici?

Por fim, é bom saber se a trilha pretendida é um local popular ou não, pois as populares são geralmente procuradas pelas massas. São bonitas e costumam ser mais acessíveis. Você também não se interessou? Pois é…

Enfim, para não ficar bufando no meio do povo como se estivesse no verão do Rio de Janeiro em plena praia de Copacabana, é melhor encontrar trilhas menos populares para ter a paz e contemplação que busca.

 

Foto destaque: Divulgação/Holly Mandarich /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.