Como a mudança climática está transformando a maneira como compramos?

Como a mudança climática está transformando a maneira como compramos? De fato, a mudança dos padrões climáticos é uma espécie de termômetro das compras.

Atualmente essas mudanças estão tornando o comportamento de compra mais difícil de prever. Isto dificulta a vida dos varejistas no que tange armazenamento de estoque para um melhor serviço. Confira mais a seguir.

Como a mudança climática está transformando a maneira como compramos?

A saber, 2023 começou diferente. A Europa curtiu uma sauna gratuita no primeiro dia do ano. Quem quis esquiar, foi pego de surpresa com as pistas fechadas devido ao tempo surpreendentemente quente.

No entanto, não apenas a Europa passou no bafo. Os Estados Unidos também iniciou 2023 com a maioria dos estados em climas bem mais abafados que o normal nessa época do ano.

E aí entram os varejistas que, sem saber o que esperar, precisam arrumar novas peças compatíveis com o clima surpresa. Como vender jaquetas, botas e acessórios para inverno num ambiente que parece mais verão?

Logo, segundo a Planalytics, com as previsões deste clima por mais um tempo, a expectativa é que as vendas sejam reduzidas em pelo menos 15% do que costumaria acontecer no clima normal nesta época do ano. A título de informação, a Planalytics é uma empresa medidora do impacto climático no comportamento dos consumidores.

Calor de um lado, frio do outro

No outro lado do mundo, países como Coreia, Japão e China enfrentam um frio acima da média. No geral, todas essas mudanças são derivadas das atrocidades realizadas pelo homem.

Em suma, não há detalhes do porquê estas mudanças estão acontecendo, porém, os cientistas entendem que estas levam a um mesmo fim, o aquecimento global. Com isso, cada aumento no aquecimento, mais intenso e alarmante fica o perigo de piores prejuízos além das compras.

Em 2022, foi registrado o quinto período mais quente desde a contagem. Contudo, segundo o Copernicus Climate Change Service, 2023 pode registrar uma época mais quente ainda.

Isto é, afetando o planeta severamente e, de certo modo, obrigando os varejistas a pensarem fora da caixa para aproveitarem as peças de inverno, algo que geralmente não acontece.

A Planalytics pode ajudar os varejistas, mas o planeta…

Foto: Reprodução / Blogdescalada

Foto: Reprodução / Blogdescalada

A empresa já citada no texto, afirma que pode otimizar em pelo menos 2% os índices de compras. A ideia é a seguinte: o uso de serviços de análise de dados que calculem as surpresas climáticas e adéquem os estoques para não desperdiçarem produtos. Ajudando, assim, a vender a mercadoria certa na hora certa.

Contudo, a problemática do planeta, só com muita terapia e vergonha na cara para lidar. Enquanto, a consciência de que os recursos estão se esgotando não bater, os varejistas podem até vender, mas a terra nada tem a ganhar. Logo, se nada mudar, nem mesmo os varejistas estarão por aí para contar.

Foto destaque: Francois Le Nguyen /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.