Guia fundamental para escolher um GPS

Precisa de um Guia fundamental para escolher um GPS? Saiba que este artigo é exatamente para isso: ajudar de maneira simples e direta, apontando os itens essenciais, como escolher um aparelho GPS para trekking.

Para quem buscam opção de aparelhos que entreguem localização e rotas automotivas, saiba que este não será o foco desse artigo.

À medida que os praticantes de atividades de montanha procuram se mover em terrenos montanhosos, a popularidade da tecnologia de GPS, como os relógios e aparelhos de mão, aumenta com as inovações no mercado. Entretanto, este artigo é apenas um “Guia Essencial”, não entrando em detalhes profundos ou mesmo sugerindo marcas.

A respeito de aparelhos de GPS, a Revista Blog de Escalada possui um dos artigos mais completos, senão o único, que aborda a história do GPS, no qual explica como a tecnologia funciona e quais são as marcas pioneiras.

Além disso, há um outro artigo explicando os motivos que não devemos confiar no GPS do smartphone para trekking. Lembrando também que o melhor GPS de montanha será aquele que melhor se adapte ao uso que fará dele.

Os GPS precisam de internet?

Respondendo rapidamente a essa pergunta: não. Os aparelhos GPS para trekking recebem dados para triangular sua posição a partir de uma série de redes de satélites que circulam o planeta Terra. Assim, o dispositivo de GPS calcula o tempo que os sinais de rádio de pelo menos quatro satélites diferentes levam para alcançá-lo.

Assim que o aparelho localiza sua posição: sinais de quatro satélites e um calculo feito a partir de um sofisticado software para transforma-lo em gráfico. Portanto, esse sistema não requer conexão com a Internet ou serviço de celular para funcionar.

No entanto, alguns smartwatches (como Apple Watch, Samsung Galaxy Watch e Google Pixel Watch) oferecem uma conexão de celular para recursos adicionais, como fazer chamadas e enviar textos. Embora seja raro em relógios GPS externos, alguns modelos, como da Garmin (como o modelo Forerunner 945), incluem recursos que são comuns em smartphones do que de uma aparelho GPS.

Características a considerar ao escolher um GPS de montanha

Embora muitas vezes nos referimos aos sistemas GNSS (Global Navigation Satellite System / Sistema Global de Navegação por Satélite) como GPS. Tecnicamente falando o GPS é um sistema GNSS dos EUA, mas não o único que existe.

Nos últimos anos foram desenvolvido novos sistemas de posicionamento GNSS com maior ou menor grau de operabilidade, tais como:

  • GLONASS Global Navigation System, sistema de navegação baseado em satélites russos
  • Galileo – Sistema global de satélites de navegação criado pela União Europeia.
  • Beidou – Sistema chinês de posicionamento global por satélite, similar ao GPS norte-americano e ao GLONASS russo
  • QZSS – Projetado para cobrir falhas e melhorar a precisão do sinal GPS no Japão. é um sistema de três satélites proposto ao Global Navigation Satellite System.
  • NavIC – Sistema de navegação por satélite autônomo indiano desenvolvido pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial. Possui dois serviços, um serviço de posicionamento padrão aberto para uso civil e um serviço restrito, criptografado, para usuários autorizados (militares).

Como Escolher um GPS: Tela

Quando pensamos em telas de aparelhos eletrônicos, existem tecnologias que permitem a interação por meio de toque e ainda as que dão a impressão de estarmos diante da cena ao invés do monitor. Existe ainda definições que o usuário tem de ficar atento: existe diferença entre uma tela e um display.

Display nada mais é do que a tela de um smartphone, mas sem o vidro protetor, Assim a parte de digitalização é pela tecnologia touch, que permite que o usuário realize comandos sem necessitar do uso de teclas. Tela é apenas um vidro que protege o touch.

  • Tamanho e resolução da tela: Que fique claro que a grande maioria dos modelos de GPS não chegam nem perto das características de qualquer smartphone atual. Por outro lado, telas sensíveis ao toque grandes e de alta resolução consomem mais energia da bateria, são muito volumosas e não foram projetadas para serem manuseadas em condições adversas, com luvas, para resistir a choques etc.
  • Tipo de iluminação: Existem telas transmissivas, refletivas e transfletivas.
    • As transmissivas emitem luz internamente, como os dos celulares. Em condições de luz ficam muito ruins.
    • As reflexivas refletem a luz externa e funcionam perfeitamente na montanha, desde que haja luz e quase não consomem bateria.
    • As transfletivas combinam o bem das duas opções. Para um bom GPS, sempre escolha telas transfletivas.

Como Escolher um GPS: Autonomia da bateria

O que mantém todos os equipamentos eletrônicos, como os GPS, sempre ligados são as baterias utilizadas neles. Quando carregadas, armazenam energia elétrica suficiente para permitir utilizar os aparelhos longe da tomada durante um determinado período de tempo.

Esses componentes receberam melhorias ao longo dos anos e ganharam mais qualidade e durabilidade. Hoje, as mais utilizadas são as de íons de lítio. Portanto, a autonomia do GPS é muito importante para quem planeja ir para a montanha.

Ao escolher um GPS, saiba que quanto mais capacidade de bateria, melhor. Ninguém gosta de parar para trocar as baterias e ter que esperar que o GPS reencontre sua posição, sem falar no incômodo de sempre ter que carregar baterias sobressalentes, ou mesmo um power bank.

Praticamente todos os modelos são alimentados por pilhas em vez de baterias. Assim, recomenda-se o uso de baterias recarregáveis.

Como Escolher um GPS: Outros detalhes

No momento que for escolher um GPS, fique atento aos detalhes de Mapas, Compatibilidade GNSS, Tecnologia multisatelital, Sensores ABC, Conexão wireless, Compatibilidade com aplicativos e Tecnologia inReach. Podem parecer muitos itens, mas não muito difícil de verificar.

  • Mapas: Alguns modelos vêm pré instalados com mapas de alto e baixo nível de detalhes. Mas fique sabendo que o mapa base é rudimentar, e de baixa utilidade para se locomover nas montanhas. O fundamental com relação aos mapas é a possibilidade de instalar outros mapas (preferencialmente com mais detalhes).
  • Compatibilidade GNSS: Um aparelho de GPS de qualidade DEVE ser compatível com vários sistemas GNSS. O motivo é simples: ter disponível um maior número de satélites para calcular a posição. Em linhas gerais significa maior estabilidade em condições difíceis e menor perda de sinal.
  • Tecnologia multisatelital: Os últimos satélites a entrar em operação na constelação Navstar (GPS) e no sistema Galileo incorporam novas frequências para uso civil: L5 (GPS) e E5a (Galileo) que melhoram a precisão da posição. Ter um dispositivo com tecnologia multisatelital é útil em áreas onde o sinal é altamente ruim.
  • Sensores ABC: Estes sensores são os dispositivos que possuem um altímetro, barômetro e uma bússola de três eixos (altimeter, barometer and compass).
    • O altímetro oferece precisão em dia estável (com chuva e neve), ‘melhora’ o sinal do GPS quando as condições não são favoráveis ​​e sempre funcionará, mesmo que sem sinal. Por outro lado, perde precisão com o passar das horas (principalmente nos dias de instabilidade e tempestades) e deve ser constantemente calibrado para obter os melhores resultados.
    • O barômetro notificará com antecedência sobre as mudanças climáticas.
    • A bússola de três eixos é muito útil para não se perder e ver o mapa perfeitamente orientado o tempo todo.
  • Conexão wireless: Permite o aparelh se conectar sem fio para que possamos compartilhar trilhas com outra pessoa. Dois tipos de conexão wireless comuns são bluetooth e ANT+.
  • Compatibilidade com aplicativos: Alguns modelos podem conectar à internet para transferir arquivos, posições ou monitorar nossa atividade.
  • Tecnologia inReach: Alguns modelos Garmin de última geração adicionam um sistema de comunicação via satélite (rede iridium), para permitir o usuário se comunicar nos casos em que não há cobertura telefônica, partilhar a nossa posição GPS, enviar uma mensagem SOS ou comunicar através de mensagens com qualquer outro dispositivo, smartphone ou email. Essa tecnologia requer uma assinatura anual ou mensal e uma taxa de registro anual.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.