China realiza os primeiros cumes do Monte Everest em 2020

A China, que anunciou que estava fechando o lado norte do Monte Everest (8.848 m) no Tibet em 11 de março (citando preocupações com o coronavírus), anunciou que montanhistas chineses chegaram ao cume no dia de ontem. Além disso, outros estão esperando nos bastidores para fazer o mesmo.

O fechamento do acesso do Monte Everest fez com que o Nepal seguir o exemplo, fechando também o lado sul da montanha e efetivamente fechando o pico mais alto do mundo, pouco antes de sua mais movimentada temporada de escalada.

Importante lembrar que no final de março, quando a maior parte do mundo estava entrando em confinamento em um esforço para conter a COVID-19, a China já estava no caminho da recuperação. Por causa disso, as autoridades chinesas anunciaram que permitiriam que uma equipe comercial composta por 25 montanhistas, sendo que todos eles eram chineses, subisse a montanha este ano.

Nova altura

Com tão poucos montanhistas indo para o Monte Everest nesta temporada, o governo chinês decidiu que 2020 seria um bom momento para medi-lo. Oficialmente, o pico é de 8.848 m, mas, ao longo dos anos, houveram algumas perguntas em torno da precisão desses números.

Para determinar a altura real de uma vez por todas, os chineses enviaram um grande grupo de pesquisadores para o acampamento base no final de março. Desde então, eles medem a montanha de vários pontos de vista ao longo do platô tibetano, usando equipamentos sofisticados e modernos.

Alguns membros da equipe de pesquisa também estão adquirindo valiosas habilidades de montanhismo e se acostumando à altitude, em preparação para um eventual ataque ao cume. Seu objetivo é levar um sistema de medição GPS extremamente preciso até o cume para realizar medições adicionais.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.