Camping Training Peru: Veja como foi o workshop sobre treinamento de escalada de 2018

O Training Camping Peru aconteceu entre os dias 8 e 11 de março na cidade de Lima, capital do Peru, com a participação de países como Brasil, Argentina, Chile, Equador, Peru, Colômbia, México e EUA. O evento foi anunciado em primeira mão pela Revista Blog de Escalada.

Jimmy Morales foi o organizador do evento que teve como facilitadores os treinadores Udo Neumann da seleção Alemã, Malek Taleb da seleção Canadense e Kaleb Thomas route setter IFSC.

O workshop foi voltado a técnicas modernas de treinamento na modalidade boulder que aconteceu na Universidade de Lima. A título de informação, um workshop é uma reunião de pessoas com objetivos semelhantes, na qual há troca de experiências e realidades entre as pessoas. Na maioria das vezes referente a um assunto específico.

Foto: Anderson Gouveia

Métodos

Udo Neumann e Malek Taleb apresentaram vários exercícios e métodos de avaliações de performance para atletas. O evento foi aberto a treinadores e a atletas, com participações distintas.

A Abee enviou Anderson Gouveia hoje responsável pelo time brasileiro de escalada. No início de março Anderson vai assumir a seleção, quando assina contrato com a ABEE e COB como team manager (gerente de equipe).

Foi uma grande troca de experiencia entre todos os países e, com certeza, o conteúdo será posto em prática já no brasileiro de boulder em abril com nossos atletas. Algumas novidades, como vários aplicativo,s podem nos ajudar a desenvolver conteúdo para análises de performance dos atletas.

Não houve em momento algum a revelação de um super segredo de treinamento. O sucesso vem do esforço, dedicação e orientação correta para que possamos evoluir.

Foto: Anderson Gouveia

Com um trabalho sério e ajuda científica, podemos esperar melhores resultados a longo e médio prazo. Atletas mais experientes, como a americana Sierra Blair-Coile, também participou do workshop. Sierra já tem diversas participações em Copas do Mundo de escalada e está em um nível bem profissional. A escaladora esteve conosco em Lima porque, assim como para nós, falta muito pouco para se obter melhores resultados e, com certeza, estes pequenos detalhes foram repassados aqui.

A maioria dos atletas independentes tem em mente treinar boulder, fazer exercícios de força e explosão. Mas com a mudança radical no cenário de competição de boulder, os atletas precisam rever suas habilidades e deficiências. Às vezes um simples movimento de quadril pode mudar a final de um Mundial.

A escalada de competição estaá alcançando o profissionalismo mundial, a ABEE, entidade filiada a IFSC e COB, está investindo pesado na melhora de eventos. Principalmente no desenvolvimento dos atletas contando com um grande time de profissionais gabaritados.

Falando em formato olímpico, foi perguntado a Udo Neumann sobre o que ele pensava. A resposta foi clara: Como treinador é um grande desafio.

Planificar treinos tão extremos, como grande exemplo Sean Macoll escalador canadense que já venceu no overall, antes levava 3 meses entre se adaptar do treino de boulder para os de vias. Hoje ele já o faz em 3 semanas.

Próximo passo

Foto: Anderson Gouveia

Entre muitas conversas e histórias pode-se ver que todos somos iguais como pessoas: há desmotivação, choro, brigas e tudo isso faz parte na vida técnico e atleta. Com tudo isso acreditamos dar uma passo à frente rumo ao futuro. É um caminho novo.

estas últimas semana estive em contato com diversos treinadores do mundo todo. Parecea mim que estamos todos muito alinhados nas ideias e nas incertezas desse novo momento da escalada de competição mundial.

Foto: Anderson Gouveia

Os anos em que estive à frente da seleção brasileira juvenil, na campanha da França e da Escócia, trouxeram um grande conhecimento que já pode ser visto com nossos atletas no último pan-americano realizado no Canadá.

Muita coisa boa vem por ai e contamos com a ajuda de toda a comunidade escaladora para fazer a escalada de competição crescer.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.