Austrália pode praticamente banir a prática de escalada em parte do país

De acordo com vários veículos de imprensa australianos, a área de escalada localizada em Grampians (considerada das melhores áreas de escalada do mundo) está próximo de banir a prática de escalada em 80% de sua área. Conforme noticiado pela Revista Blog de Escalada, diversos setores de Grampians já estavam sendo fechado a escaladores.

Em fevereiro de 2019, as primeiras proibições chegaram à área de Grampians, com oito setores fechados na parte mais ocidental (The Gallery, Gondwanaland, Millenium, Billywing Buttress, Billimina Area, Little Hands Cave, Cave of Man Hand e Manja Area). O problema agora é que o estabelecimento aborígine Victoria acusou a Parks Victoria, que administra o Parque Nacional de Grampians, de não tomar medidas suficientes para proteger o patrimônio indígena daquela área, composto principalmente de pinturas rupestres.

A situação piorou em meados de 2020, quando a Taipan Wall, foi afetada pela proibição. A escalada foi temporariamente proibida com base na proteção de pinturas que surgiram na área de Bundaleer, muito próximo às vias de escalada. De acordo com a imprensa australiana, a existência dessas pinturas era conhecida há décadas, quando foi tomada a decisão de proibir a escalada na parede de Taipan. Nenhuma das associações de escalada na Austrália foi consultada.

Plano de manejo

O rascunho do Plano de Manejo da Paisagem da Grande Gariwerd publicado pela Parks Victoria contempla a proibição da maioria das escaladas em Grampians, afetando 70% das áreas de boulder e 50% da escalada esportiva. No total, 3.200 linhas entre boulder e vias esportivas, 80% das possibilidades de escalada do Parque Nacional de Grampians.

A prática de boulder está seriamente comprometida em sua totalidade no projeto de plano. A questão principal é que o uso de crashpad é proibido na grande maioria das áreas onde em teoria poderia ser escalada. Da mesma forma, não é permitido escalar boulder em locais remotos e não especificamente habilitado.

Além disso, para quem pretende escalar nas áreas permitidas de Grampians precisará se registrar e obter uma licença de escalada. As autoridades australianas garantem que essas licenças serão gratuitas e terão validade de um ano. Elas permitirão que se tenha conhecimento exato de quem está escalando em Grampians, e ela esteja consciente dos regulamentos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.