Empresas de equipamentos ameaçam boicotar maior feita da indústria outdoor do continente

Um grupo de conservação ambiental e duas dúzias de empresas de equipamentos outdoor, incluindo Patagonia, REI e The North Face, anunciaram na segunda-feira que boicotariam a feira Outdoor Retailer se ela for transferida para Salt Lake City. A Outdoor Retailer é a maior feira de produtos outdoor do continente americano e passou a ser realizada em Denver após as mesmas empresas entrarem em litígio com o estado de Utah em 2017.

Como reportado pela Revista Blog de Escalada à época, as empresas acusaram os governantes de Utah de tentar roubar proteção de monumentos nacionais e terras públicas. O estado de Utah, local onde tradicionalmente era realizada a feira, rescindiu do tratado que declarou o Monumento Nacional Bears Ears, além de outras áreas, local protegido.

A feira, então, foi para a capital do estado vizinho, Colorado. A mudança foi feita após a organizadora da feira fechar um contrato de 6 anos com o centro de convenções de Denver. As proteções ao o Monumento Nacional Bears Ears já foram restauradas pelo presidente Joe Biden, mas a The Conservation Alliance diz que os líderes de Utah ainda estão tentando minar os monumentos.

A Conservation Alliance, composta por mais de 270 empresas, disse em um comunicado à imprensa que a Emerald X, empresa de capital aberto que possui a Outdoor Retailer, está considerando mudar o show apesar das objeções generalizadas da indústria. “Nossa posição sobre a realização da feira Outdoor Retailer permanece clara e inalterada: a feira pertence a um estado cujos altos funcionários valorizam e procuram proteger terras públicas”, disse o CEO da Patagonia, Ryan Gellert.

O governador de Utah, Spencer Cox, pediu no ano passado por meio de um vídeo (assista ao vídeo acima) para que a feira retorne a Salt Lake City, dizendo que o local oferecia benefícios econômicos tanto para Utah quanto para os lojistas. “Sentimos sua falta nos últimos anos e fizemos algumas melhorias enquanto a feira esteve fora”, disse Cox em um vídeo divulgado em outubro, no qual se referia às reformas do aeroporto e ao aumento da capacidade dos quartos de hotel.

A feira Outdoor Retailer gera dezenas de milhões de dólares em impacto econômico local e diminuiu de tamanho em grande parte por causa da pandemia o contrato de cinco anos de Denver com a Emerald X expira após o Summer Show de 9 a 11 de junho em Denver.

A Emerald X já declarou que anunciará sua decisão após a edição de verão e ainda está avaliando suas opções. Marisa Nicholson, diretora da Outdoor Retailer, disse que há “uma chance muito boa” de ficar em Denver, mas que, se não ficar, será realocado para Anaheim (Califórnia), Las Vegas (Nevada), Orlando (Flórida) ou Salt Lake City (Utah).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.