O fabricante inglês de equipamentos para escalada e técnicas verticais Wild Country anunciou o lançamento de um novo dispositivo de segurança para a escalada esportiva.
Determinada a esquentar de vez o mercado de freios auto-blocantes, amplamente dominado pelo grigri da marca francesa Petzl, a empresa britânica divulgou no início desta semana seu mais novo produto: Revo.
Segundo seus engenheiros responsáveis a ideia deste frio é eliminar, pelo menos ao máximo, as causas mais comuns de acidentes de escalada. O projeto durou ao todo 4 anos, desde a prototipagem até a fase de testes (além de criação de patente).
O produto pode ser considerado revolucionário por ser o Revo o primeiro dispositivo de segurança bi-direcional, ou seja não há nenhum sentido específico de colocar a corda no aparelho. Assim erros comuns, como colocar o aparelho de cabeça para baixo, e assim comprometer o funcionamento foi minimizado.
Uma outra vantagem do Revo é sua simetria, permitindo para tanto canhotos como destros desempenhar as funções sem nenhum problema. Assim qualquer que seja a maneira de montá-lo, está correto.
O design elegante combina aço e alumínio no corpo do equipamento que com a sua forma arredondada lembra o logotipo da marca da empresa que o criou.
O equipamento possui um sistema anti-pânico diferenciado, bloqueando a corda se o segurador deixar a corda ser liberada muito rápido (no caso de algo inesperado).
Considerado de utilização intuitiva, o Revo dispensa grandes explicações a usuários leigos.
Com peso de 245 gramas pode ser considerado leve para escaladores de vias tradicionais, com seu uso muito parecido com o do ATC parece ser uma boa alternativa a outros freios. Mesmo que a pessoa libere a corda, o sistema de travamento é ativado. O Revo funciona para cordas de 9 a 11 mm.
Mas assim como acontece com todos os freios auto-blocantes, a empresa aconselha que o segurador deva estar sempre atento ao escalador, e nunca soltar a corda por qualquer que seja o motivo.
Por ser um produto muito novo, e ainda não disponível no mercado para testes mais longos, o Revo promete alta longevidade para seus usuários.
O Revo estará disponível para o público somente em meados de 2017, e terá preço sugerido ao consumidor em torno de € 100,00, e terá sua apresentação oficial para apreciação do grande público na maior feira de produtos outdoor a acontecer no próximo mês em Friedrichshafen, na Alemanha.
Para saber mais acesse: http://www.wildcountry.com

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.
Bem interessante a abordagem projetual do sistema. Abordou vários aspectos que os concorrentes não tinham, mas apenas checando ao vivo para avaliar. Esse sistema de travamento por inércia me deixa com a pulga atrás da orelha. O sistema molhado, ou sujo por exemplo. Enfim, projeto incrível. Não vejo a hora de poder ver ao vivo funcionando!!!