Conheça Slipstream – O Netflix para filmes outdoor que promete dominar o segmento de produções de aventura

Foi lançado no final da semana passada uma nova plataforma de streaming para filmes outdoor: Slipstream. O objetivo da empresa é, em linhas gerais, funcionar como uma espécie de Netflix de filmes outdoor. A plataforma já inicia com um acervo de 300 filmes exclusivos que, segundo a própria empresa declara, fará a festa de quem aprecia o gênero.

Slipstream já inicia no mercado de streaming de maneira tentadora: US$ 5,00 (aproximadamente R$ 16,00) e, da mesma maneira que Netflix, pode ser assistido pela TV, smartphone, tablet e computador. Os proprietários da nova plataforma são de Vancouver, no Canada, e vislumbraram a oportunidade de negócio ao constatar a pouca oferta do gênero em plataformas de streaming.

A proposta da plataforma, assim como Netflix, é possuir produções exclusivas e de qualidade que posa, desta maneira, concorrer com redes sociais como Vimeo (que também possui pay per view de produções) e Youtube.

Os curadores da plataforma prometem contornar um receio grande em plataformas de filmes outdoor: a oferta exagerada de alguns esportes em detrimento de outros. Inegavelmente Slipstream irá concorrer com a EpicTV que procura explorar o mesmo nicho de mercado o que pode, a médio prazo, produzir uma concorrência sadia para produtores de conteúdo de qualidade.

Nos EUA há ainda canais de TV a cabo que exploram o mercado de filmes outdoor, mas que vêm atravessando forte crise com baixa audiência (próximo de “traço”) e identificação com o público jovem com as plataformas de streaming e conteúdo online.

Estes mesmos canais à cabo, alguns ostentando arcas de franquias conhecidas, estão engessadas pelo modelo antigo de assinatura de pacotes de TV, o que impede que elas invistam em plataformas de streaming independentes das operadoras de TV a cabo. Segundo analistas de mercado, muitos destes canais tendem a deixar de existir nos próximos cinco anos.

Para quem aprecia produções de qualidade (com conteúdo, roteiro e veracidade) alguns filmes já aparecem logo na primeira visita ao site: Wide Boyz II, Backyards Project, etc. Na ferramenta de busca é possível fazer vários filtros.

Utilizando análise de dados e big data os donos da Slipstream irão buscar complementar, e encomendar, as produções existentes atualmente no catálogo.

Assim como a Netflix faz, o primeiro mês é gratuito e é possível assistir de qualquer lugar do mundo. Entretanto a disponibilização de legendas ainda é limitada.

Para conhecer o serviço acesse: https://www.watchslipstream.com/

Brasil

A oferta de plataformas de streaming de filmes outdoor no Brasil ainda engatinha, se comparado ao concorrido mercado americano. Não há nenhuma plataforma lançada até o momento que explore o modelo Netflix e, para desespero do público outdoor, os serviços que procuram investir no segmento estão acorrentados às regras das operadoras.

O reflexo deste atraso pode ser visto na programação, que insiste pesadamente na produção de programas que utilizam linguagem dos anos 1990 ainda como “garota da semana”, “circuito das ilhas” e outros programas que apenas são uma extensão de programas de turismo.

Atualmente quem busca explorar o nicho de mercado do público outdoor classifica sua programação em “esportes de praia e outros”, o que afasta o interesse de grande parte do público. Quando investe em programação sobre montanhismo insiste em peças publicitárias com pessoas tentando realizar “alpinismo social” do que propriamente praticar o esporte. Há ainda na grade de programação programas sexistas como “a garota da semana”.

Nestes canais, que atualmente constam com traço de audiência, há uma invasão de publicitários e modelos em programas com qualidade visual, mas sem qualquer conteúdo de roteiro, que explicitam uma patética tentativa de criar personalidades outdoor sem terem realizado nada. Desta maneira o público ansioso por consumir conteúdo de qualidade acaba apostando nas plataformas estrangeiras.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.