Cinco montanhistas morrem no Monte Elbrus

Uma tempestade repentina matou cinco pessoas que subiam o Monte Elbrus (5.642 m), o maior pico da Europa, localizado no Cáucaso russo. “Conseguimos salvar 14 pessoas, que foram transportadas e atendidas por equipes médicas. Lamentavelmente, cinco delas morreram”, afirmou o ministério de Emergências da Rússia em um comunicado à imprensa.

O grupo de montanhistas pediu ajuda depois que o clima piorou no Monte Elbrus, já que o vento chegou a 40 metros por segundo, a temperatura de 20 graus Celsius negativos e a visibilidade é inferior a um metro.

O grupo de 19 montanhistas ficaram presos a mais de 5.000 metros de altura na montanha quando as condições meteorológicas mudaram repentinamente. Depois de receber um alerta, o serviço de emergência enviou uma equipe quase 70 pessoas pessoas e 16 veículos para realizar o resgate.

“A força do vento alcançou entre 40-70 metros por segundo e a temperatura caiu a 20 graus negativos”, explicou o ministério de Emergências da Rússia. A operação de resgate durou aproximadamente cinco horas e só terminou durante a madrugada de sexta-feira.

De acordo com a agência de notícias russa TASS, Denis Alimov, responsável por organizar a escalada ao Monte Elbrus, afirmou que uma mulher do grupo passou mal na manhã de quinta-feira e decidiu retornar com um guia e o restante do grupo prosseguiu até ser surpreendido pela tempestade. A mulher faleceu durante a descida, segundo Alimov.

Os guias e montanhistas foram hospitalizados com ulcerações provocadas pelo frio. Embora a subida não seja considerada tecnicamente difícil, dezenas de montanhistas morrem todos os anos durante as tentativas de chegar ao cume do Monte Elbrus.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.