Google Maps acusado de sugerir percurso ‘potencialmente fatal’ na montanha

Google Maps é um serviço gratuito de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da superfície do planeta Terra. A partir dele, é possível consultar sugestões de percursos entre dois pontos e, por algum motivo, há que o usa para traçar trajetos de trekking e acessos a montanhas.

Após consulta, o serviço ofereceu um trajeto perigoso para quem deseja subir a montanha escocesa Ben Nevis, o ponto mais alto do Reino Unido, com 1.345 metros. O alerta foi de Heather Morning, consultora de segurança de uma organização de montanhismo da Escócia chamada Moutaineering Scotland.

De acordo com Morning, “dependendo de como alguém pesquisa o trajeto, o Google Maps pode direcionar para o trajeto mais próximo do cume da montanha em linha reta, indicando um trajeto descrito por especialistas como ‘altamente perigoso'”. O caminho para o topo de Ben Nevis proposto pelo aplicativo é difícil até mesmo para um montanhista experiente.

Uma porta-voz do Google disse que a empresa vai investigar o problema ao jornal britânico The Guardian. Mas o Ben Nevis não é o único local onde os caminhos de trekking do aplicativo não são confiáveis, alerta Heather Morning.

“Hoje em dia, é muito fácil presumir que as informações na Internet são boas, corretas, atualizadas e seguras. Infelizmente, a experiência mostra que esse não é o caso e tem havido uma série de incidentes recentemente onde as informações genéricas da Internet causaram ferimentos ou pior”, garantiu a consultora.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.