O montanhista veterano do Himalaia morre no Broad Peak

O montanhista sul-coreano Kim Hong-Bin, de 57 anos, morreu após uma queda enquanto descia do cume do Broad Peak (8.047 m), que seria seu 14º pico de 8.000 metros. O coreano era deficiente por ter perdido todos os dedos no Denali (6.190 m) há 30 anos e, de acordo com informações preliminares, teria caído em uma fenda.

Com o Broad Peak, Kim HongBin completaria todos os 14 picos de mais de 8.000 metros, e se tornaria o primeiro montanhista deficiente a atingir essa meta. O sul-coreano era um veterano das montanhas e também um ótimo esquiador.

Kim Hong-Bin

Foto: Alpine Adventure Guides

Nas Olimpíadas de Salt Lake City de 2002, terminou em 9º no slalom. Em 2017, aos 52 anos, ganhou a medalha de ouro no slalom no Campeonato Coreano de Esqui Alpino. O Korean Times relata que Hong-bin alcançou o cume em 18 de julho às 16h58.

Ao descer a uma altitude de aproximadamente 7.900 m, o sul-coreano se perdeu. No dia seguinte, às 9h58, ele pediu ajuda.

Anton Pugovkin e Vitaly Lazo (expedição russa Deathzone Freeride), haviam abandonado sua tentativa de chegar ao cume na noite de ontem devido ao agravamento das condições meteorológicas. Enquanto eles estavam no acampamento 3, receberam duas ligações de socorro.

Kim Hong-Bin

O primeiro SOS chegou por rádio à meia-noite enquanto eles dormiam, e dizia respeito a Anastasia Runova (Rússia), que havia caído durante a descida durante a noite. Resgatada por seus compatriotas, a escaladora não sofreu ferimentos graves. Runova está atualmente com um grupo de outros escaladores.

O segundo SOS chegou hoje e, de acordo com Pugovkin, a equipe do sul-coreano alertou sobre a queda do montanhista e Vitaly Lazo saiu para resgatá-lo, a 7.900 metros de altitude. De acordo com Łazo, o acidente ocorreu acima do acampamento 3 em uma fendas que já vitimou muitos montanhistas.

O russo tentou ajudar o coreano, mas, provavelmente, era tarde demais. Uma mensagem de Łazy:

Agora, as preocupações são dirigidas ao próprio Vitaly Lazo e todos os escaladores que ainda estão em alta altitude na montanha, pois a previsão do tempo é muito ruim.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.