Suécia: Um guia essencial para praticantes de esportes de aventura

Por Sanaira Silveira

Alguns dos destinos mais procurados por aventureiros estão na Europa e a Suécia é um dos países que oferece muitas atrações turísticas. Por contar com muitos pontos recheados de maravilhas naturais, atrai cada vez mais adeptos de esportes radicais.

Por isso que o país está entre as opções para quem busca turismo de aventura. E entre as práticas mais comuns por lá, está as famosas trilhas com caminhadas em picos, montanhas e rotas para deslumbrar paisagens naturais.

Os mais aventureiros não podem deixar de conhecer as incríveis rotas da Suécia, como a famosa Kungsleden. O lugar é bem estruturado, com cabanas rústicas e comodidades para receber campistas que percorrem suas trilhas. Saiba mais sobre o lugar e outras opções de lugares que proporcionam muita adrenalina.

Turismo de aventura na Suécia

A Suécia é o maior entre os países escandinavos, chamando muito a atenção dos visitantes pelas suas fabulosas belezas naturais. Prontas para receber os visitantes, as cidades do país são seguras, organizadas e limpas.

Costuma atrair turistas pelas suas opções históricas, mas também pelas opções que oferecem mais adrenalina. A Suécia oferece muitos destinos incríveis, com várias atrações fascinantes. Conheça algumas!

  • Escaladas

Encontrar opções para escalada na Suécia não é complicado, já que o destino está recheado de pontos incríveis. Se você é praticante de boulder, vai adorar Kjugekull, que além de ser um paraíso fabuloso, é um hipster da escalada.

Kjugekull é uma bela reserva natural que também é uma das maiores, e melhores, áreas de boulder no país, em uma área muito pequena. As pedras de granito estão espalhadas por toda a floresta com quedas perfeitas e caminhadas curtas. No total, existem mais de 1.100 linhas de boulder, como rachaduras e arestas.

Muitas das maiores áreas de escalada na Suécia são encontradas no sul do país, nas cidades de Estocolmo e Gotemburgo. A Suécia não tem paredes enormes encontradas na vizinha Noruega, mas há muitas falésias excelentes que estão frequentemente em locais espetaculares. A escalada encontrada na Suécia é feita principalmente por escaladores tradicionais (especialmente se for escalada em móvel) e vias esportivas com algumas rochas, todas predominantemente em rochas de granito.

Gotemburgo é uma das poucas cidades do mundo onde é possível subir no centro da cidade. Geralmente, a escalada aqui é tradicional em vias verticais, como Gardsas, Fjallbo e Utby sendo as maiores falésias. A escalada esportiva é em rocha bem vertical e negativa, como Hyltebergen e Aspen sendo as melhores. No total são 29 locais de escalada de vários tamanhos e qualidade a 40 km do centro da cidade.

Ao norte do país se encontra os Alpes Escandinavos, na Lapônia. O local é perfeito para quem deseja subir montanhas pelo gelo, a uma altura de 2.115 metros acima do nível do mar. Aproveite o Kebnekaise se o que você busca é uma boa escalada!

  • Trilhas

Foto: Cody Duncan | http://www.codyduncan.com/

A Suécia possui uma das melhores trilhas do mundo para caminhar. Trata-se da Kungsleden, com 450 km que segue de Abisko até Hemavan.

Alguns trechos são de nível fácil, enquanto outros requerem um preparo físico, porém, se você optar por caminhar por todo o percurso, já sabe que terá de estar preparado. Se desejar, não é preciso fazer a trilha inteira, já que a mesma passa por várias cidades, como Saltoluokta, Ammarnäs e Hemavan. Curta toda a paisagem deslumbrante!

Mas o melhor desafio mesmo está em Kunsgsleden, que possui mais de 400 km e cruza a região da Lapônia, passando por florestas e ao pé do Monte Kebne (2.106 m), o mais alto da Suécia. Como a trilha é longa, ao longo do trekking diversas cabanas podem ser usadas pelo turistas que desejam dormir ali.

  • Aventura na selva

Que tal se aventurar em uma selva de verdade? Em Värmland, próximo à fronteira com a Noruega, tem um lugar perfeito para essa experiência.

Você ficará em meio ao habitat natural de ursos, lobos e linces, aprendendo, na prática, a reconhecer a flora e fauna local, pescar e fazer fogueira. Procure por uma escola de experiência de sobrevivência na selva e aventure-se!

  • Parques

O país conta com cerca de 29 parques nacionais em uma área total de 731.598 hectares espalhados entre eles. O Sarek, por exemplo, oferece belas paisagens, com terreno montanhoso.

Mas se você quer se aventurar no Círculo Polar Ártico, aproveite um dos quatro parques nacionais da Lapônia, como o Sami, reconhecido como Patrimônio da Humanidade na Suécia.

O Stora Sjöfallet é incrível com suas florestas e também os picos alpinos. Mas em qualquer estação do ano, você pode curtir o Parque Nacional Fulufjället, recheado de aventuras, com direito a atravessar planaltos, andar por ravinas e deslumbrar a natureza.

Divirta-se também praticando esqui, escalando a maior cachoeira congelada do país ou passeando de trenó com cães, no Parque Nacional Tiveden, com muitas atividades de aventura.

Dicas para curtir mais sua viagem na Suécia

Por ser um dos países mais frios do mundo, você pode ir quando as temperaturas estão mais amenas, ou seja, de maio a setembro. Veja as temperaturas em Estocolmo:

  • Inverno: mês de janeiro pode chegar a mínima de -5°C e máxima de -1°C
  • Outono: mês de outubro pode chegar a mínima de 5°C e máxima de 9°C
  • Primavera: mês de abril pode chegar a mínima de 1°C e máxima de 8°C
  • Verão: mês de julho pode chegar a mínima de 14°C e máxima de 22°C
  • Meios de transportes internos

Você pode optar por:

  • Voo doméstico
  • Carro alugado
  • Trem
  • Ônibus
  • Idioma local

Na Suécia o idioma oficial é a língua sueca, mas também existem línguas minoritárias que são reconhecidas pelo governo: língua finlandesa, meänkieli, iídiche, sami/lapão e romani.

Se você vai visitar o país e tem interesse em aprender a se comunicar por lá, não deixe de fazer aulas de sueco. Com a Babbel você pode aprender online.

  • Moeda

A moeda local é a Coroa Sueca, embora a Suécia faça parte da União Europeia.

  • Principais cidades

Cidade de Upsala

As maiores cidades do país são: Estocolmo (capital); Gotemburgo; Sollentuna; Malmö; Uppsala; Västerås; Upplands Väsby; Helsingborg; Örebro; Linköping; Norrköping.

Com as dicas acima e as opções de lugares para se aventurar na Suécia, você pode aproveitar muito mais a sua visita ao país. E se você já visitou, deixe aqui nos comentários a sua experiência para outros leitores!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.