Montanhista veterano sofre ataque cardíaco durante escalada no Himalaia

O montanhista americano Conrad Anker, de 54 anos de idade, e considerado um mais renomados alpinistas e montanhistas em todo o mundo, sofreu um um ataque cardíaco durante uma escalada que realizava em uma montanha no Himalaia.

O ataque cardíaco aconteceu enquanto realizava uma escalada mista (rocha + gelo) junto do escalador austríaco David Lama. Enquanto a dupla tentava realizar a segunda tentativa na maior montanha ainda não escalada do Nepal a Lunag-Ri (6.895 m). Conhecido por ser incansável e estar sempre em atividade, Conrad Anker tem em seu currículo uma ascensão sem o uso de tanque de oxigênio a quatro anos atrás. O alpinista americano não utilizou o serviço de sherpas para carregá-lo até o cume.

Foto: John Lloyd

Foto: John Lloyd

Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue a uma seção do músculo do coração fica bloqueado. Se o fluxo sanguíneo não for restaurado rapidamente, a seção ficará danificada devido à falta de oxigênio e a pessoa começará a morrer.

Em uma entrevista a um site americano, o qual Anker faz parte, o escalador relata como foi o seu resgate e como está sendo a sua recuperação. Conrad conta que logo após detectado o ataque cardíaco o americano pediu para seu companheiro de expedição David Lama chamar a Global Rescue. Assim que houve comuniação, foi designado um helicóptero para ir até o local e efetuar o resgate.

No momento Conrad Anker passa bem e está sob observação para realizar mais exames.

Para mais detalhes leia a integra da entrevista: http://www.nationalgeographic.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.