Montanhista veterano sofre ataque cardíaco durante escalada no Himalaia

O montanhista americano Conrad Anker, de 54 anos de idade, e considerado um mais renomados alpinistas e montanhistas em todo o mundo, sofreu um um ataque cardíaco durante uma escalada que realizava em uma montanha no Himalaia.

O ataque cardíaco aconteceu enquanto realizava uma escalada mista (rocha + gelo) junto do escalador austríaco David Lama. Enquanto a dupla tentava realizar a segunda tentativa na maior montanha ainda não escalada do Nepal a Lunag-Ri (6.895 m). Conhecido por ser incansável e estar sempre em atividade, Conrad Anker tem em seu currículo uma ascensão sem o uso de tanque de oxigênio a quatro anos atrás. O alpinista americano não utilizou o serviço de sherpas para carregá-lo até o cume.

Foto: John Lloyd

Foto: John Lloyd

Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue a uma seção do músculo do coração fica bloqueado. Se o fluxo sanguíneo não for restaurado rapidamente, a seção ficará danificada devido à falta de oxigênio e a pessoa começará a morrer.

Em uma entrevista a um site americano, o qual Anker faz parte, o escalador relata como foi o seu resgate e como está sendo a sua recuperação. Conrad conta que logo após detectado o ataque cardíaco o americano pediu para seu companheiro de expedição David Lama chamar a Global Rescue. Assim que houve comuniação, foi designado um helicóptero para ir até o local e efetuar o resgate.

No momento Conrad Anker passa bem e está sob observação para realizar mais exames.

Para mais detalhes leia a integra da entrevista: http://www.nationalgeographic.com

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.