Aprenda a manter sempre os marimbondos longe de você

As vespas são também conhecidas como marimbondos ou cabas. Algumas famílias de vespídeos como Synoeca cyanea (marimbondo-tatu) e de pompilídeos como Pepsis fabricius (marimbondo cavalo) são encontrados em todo o território nacional.

Tidos como inimigos devido a suas ferroadas doloridas e combatidos com fogo e inseticidas, os marimbondos também têm o seu lado bom. São predadores de muitos insetos nocivos como cupins, aranhas, formigas, lagartas, gafanhotos e mosquitos, entre eles o Aedes egypti, transmissor da dengue.

Então, é bastante útil preservá-los, mas quando a população desse bicho aumenta muito é necessário fazer o controle para que não se torne perigosa a convivência.

Ao contrário das abelhas, não deixam o ferrão no local da picada. Os efeitos locais e sistêmicos do veneno são semelhantes aos das abelhas, porém menos intensos, e podem necessitar esquemas terapêuticos idênticos.

Utilizam-se iscas associadas a inseticidas de ação lenta. Os marimbondos são atraídos por carne, peixes, sucos de frutas e xarope de gengibre.

Outro método é borrifar o ninho com um inseticida doméstico dissolvido em óleo vegetal.
Neste caso, tomam-se algumas precauções.

  • Faça o trabalho à noite, quando as vespas estão recolhidas ao casulo.
  • Fique em silêncio e não use perfumes ou produtos com cheiro forte pois podem irritar os bichos.
  • Aproxime-se do vespeiro com roupa grossa ou vestimenta de apicultor e óculos para proteger os olhos, pois algumas vespas espirram veneno de longe.

Os marimbondos possuem um hormônio chamado feromônio, que funciona como atrativo entre indivíduos da mesma espécie. Essa substância é secretada pelos insetos no momento da construção dos ninhos. Isso faz com que voltem sempre para os mesmos lugares, inclusive depois que o casulo foi destruído.

Uma sugestão é utilizar um produto com cheiro forte e ação repelente, por exemplo, o óleo de citronela ou de eucalipto, para mascarar o feromônio, dificultando assim a instalação desses indivíduos no local.

Repita a aplicação a cada três meses.

O quê fazer depois de uma picada?

Sempre que possível leve com você o inseto que lhe causou a reação ou tente identificá-lo, é muito importante que o médico saiba o tipo do inseto que você pode ser alérgico.

As vespas e marimbondos picam mais de uma vez. Tenha cuidado em não apertar o corpo da abelha quando retirar o inseto, pois pode ocorrer a injeção de mais veneno.

Mesmo se você não tiver reações alérgicas às picadas de inseto, isso pode causar grande desconforto. Para aliviar a dor você pode:

  • Elevar a parte do corpo que foi picada e colocar gelo ou fazer uma compressa fria para diminuir o edema (inchaço).
  • Não furar qualquer bolha que possa surgir. Limpe as bolhas com água e sabão para evitar infecções.
  • Creme de corticosteróide tópico e anti-histamínico oral podem ajudar a controlar a inflamação e a coceira.
  • Se você estiver com muita coceira (mesmo sem reação alérgica) procure um médico para que ele receite a medicação correta para reduzir o inchaço.
  • Se o inchaço aumentar, procure cuidados médicos imediatamente.
  • Prevenir é o melhor remédio. Diminua o risco de picadas de insetos usando sapatos fechados, meias, luvas e repelentes quando estiver em locais sujeitos a maior exposição.
  • Se você é alérgico a picadas de insetos, seu médico pode recomendar que você adote medidas preventivas para evitar o contato e que tenha sempre a mão medicamentos para tratamento imediato de reações anafiláticas

There are 21 comments

  1. Vini

    Eu geralmente resolvo com uma arminha de pressão ou cano + bexiga para atirar feijão. Fique de longe e atire a vontade… eles vão caindo no chão, no dia seguinte vc recolhe e derruba o ninho deles. Lugar fechado é mais difícil. Fizeram casa no meu telhado, dentro do forro. Já matei mais de 20, e eles continuam voando por aí. Enquanto não atacam ninguém, eu deixo eles por aí. Mas começaram a atacar minha esposa e eu, aí complica… vou colocar óleo de citronela na arminha de agua e borrifar lá pra dentro do forro… ou encher de veneno de noite, mas aí é ruim… vou testar essa armadilha caseira tbm, quem sabe funciona…

  2. Elisangela

    Na janela da minha casa na tela tem um maribondo fazendo ninho…..tentandobrodo dia vou lá e retiro pq tá pequeno e não tem nada dentro o que fazer pra ele não voltar mais no local já tirei limpei passei produtos limpando a tela é sempre no mesmo local ele tá voltando não tinha visto ele antes mais agora pela manhã vi ele abria janela ele voou mais aí fui é tirei novamente o começo da casa……ele vai voltar sempre tá voltando que remédio eu uso ou faço…

  3. Claudemir

    Pois é pessoal, marimbondo sempre apronta.
    A poucos dias parte da iluminação de minha casa que fica sobre a laje e abaixo do telhado entrou em curto circuito. Para a minha surpresa, os marimbondos comeram o isolamento dos cabos elétricos. Maritacas não entram lá. Observei um marimbondo torrado pelo curto circuito. Alguém já viu algo parecido?

  4. ROSE

    Olá. Tem uma casa de marimbondo no poste em frente minha casa. E agora estão se alojando na goiabeira do meu quintal comendo os frutos. Tentam fazer casa até na bananeira por causa da flor, atacam. Não consigo mais colher frutos. O que fazer?

  5. Carmen Lúcia monsores

    Estou convivendo com marimbondos,enormes pretos,dentro do meu quarto, não vejo a casa deles,mais eles ficam sobrevoando pelo quarto já botei fogo matei alguns, mais eles voltam,o quê fazer, a picada deles foi demais,estou desesperada,as visitas nem ficam aqui em casa, vão embora com medo.meu Deus ,

  6. Altamira

    Vou colocar na janela da cozinha vasos de citronela. Os marimbondos começaram a construir casas enormes todos os anos depous que ibstakamos um oeqyeno toldo na janela da cosinha, que é mínima.Entram d3 dia e as vezes nos picsm. Bem menos doloridos que abelhas. Mas depois que soube que eles sao predadores naturwis de varios out4os insetos bem nais perigosos, como o mosquito da dengue, vou tebtar o e1uiligrio. Outra coisa que percebi. Latas e latoes de lixo doméstico, por terem restos de comida e frutas, posso estar enganada, mas se atraem moscas, atraem marimbondos que comem moscas.
    Alguns árvore com flor3s atraem marimbondos, tenho um ipê amarelo ainda bebê na calçada. Florescem e lá vem as abelhas pra polinização, o beija-flor… e o narimbondo…vamis tentar o equilíbrio ! Sem pesticidas!

  7. Dalila

    Surgiu uma casa de marimbombos num pequeno poste de rede eletrica, dentro do meu quintal, que leva luz e internet e pra minha casa. Bombeiros dizem que é ENEL. ENEL manda que eu procure uma firma especializada. Busco no Google e as que encontro tem péssimos comentários à respeito. Não sei o que faço. Está crescendo. Alguma recomendação? São Gonçalo/R/J

  8. Melissa

    Olá, boa tarde! Moro no 12°andar e os marimbondos sobrevoam próximo às janelas e costumam entrar para dentro de casa. Vc sabe me dizer se há algo que eu possa fazer para espantá-los? Algo que eu possa colocar nas janelas que façam com que eles não se aproximem? Muito obrigada!!

  9. Adriano

    Estou passando um trabalho e não consegui acabar com a procriação de marimbondos 06 debaixo dos Pais da minha casa e não sei mais o que eu faço para espantar esses bichos chega a noite dizendo para dentro da minha casa ja levei varias feroadas

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.