Saiba quais são os dispositivos eletrônicos e aplicativos mais indicados para atividades outdoor

Se você é dos praticantes de atividades outdoor adepto do estilo purista, ou seja prefere sair com os mesmos equipamentos que os exploradores da idade média, munido apenas de sua bússola, mapa e utilizando roupas sem nenhuma tecnologia este artigo não é para você.

Para quem é avesso a aparelhos eletrônicos como GPS, smartphone, câmera digital e tem ojeriza de utilizar qualquer aplicativo de celular um aviso: este artigo é para quem já entendeu que está vivendo na segunda década do século XXI e bem próximo da terceira. Portanto aparelhos eletrônicos fazem parte sim do equipamento básico de todo montanhista porque, evidentemente, por mais equipado uma pessoa possa estar não irá facilitar em nada as dificuldades físicas, nem amenizar as intempéries. Aparelhos eletrônicos servem como uma ferramenta ao montanhista, mas somente as suas capacidades concretas farão bom uso destas ferramentas.

como-escolher-gps-3

Dispositivo de localização geográfica

No mercado existem dois tipos de aparelhos que facilitam a vida do montanhista: o aparelho de GPS (saiba como escolher o mais apropriado clicando aqui) e um rastreador.

Para utilizar um GPS especial para montanhismo é necessário ter conhecimentos básicos de leituras de mapas, orientação além de ler o manual de uso do fabricante. Para realizar travessias e ascensões sem equipe de apoio é um item fundamental e de tamanha utilidade que o torna quase obrigatório para qualquer tipo de atividade de exploração.

O rastreador é, na verdade, um pequeno dispositivo dotado de um GPS e comunicador que envia mensagens pré-programadas por e-mail. Tem como imensa vantagem seu tamanho e peso, que passa quase imperceptível na mochila de qualquer montanhista. No aparelho há um botão de SOS que dispara em tempo real suas coordenadas a um serviço de emergências mais próximo.

Foto: Divulgação Apple

Foto: Divulgação Apple

Smartphone com habilitação wifi

Os smartphones mais modernos permitem que ele mesmo funcione como um roteador de acesso à internet. Mesmo que não haja sinal de sua operadora ele pode ainda funcionar como uma rede wifi local onde quer que esteja. Assim você pode fazer uso de aparelhos que possuam cartões SD para conectar, por exemplo, uma câmera digital DSLR com o próprio telefone para intercambiar as imagens.

Caso haja sinal de operadora de celular é possível ainda subir o conteúdo captado à nuvem, e esvaziar a memória para possibilitar mais de imagens.

Carregador de bateria

carregador-celular-outdoor

Todo e qualquer aparelho eletrônico sofre de um mal: necessitam estar sendo carregados todo o tempo. Por isso é imprescindível que junto deles haja um carregador de bateria portátil. Constantemente há empresas desenvolvendo produtos voltados para o isso e que utilizam a luz solar, eólica, fogo e até mesmo aquática para carregar baterias de aparelhos eletrônicos.

Toda pessoa que planejar sair para uma atividade outdoor com seu arsenal de aparelhos eletrônicos deve ter no mínimo um carregador portátil que ao menos seja conectado à tomada, para ser utilizado em alguma abrigou de montanha.

Para quem pretende exercer atividades outdoor mais aventureiras, o mais indicado é procurar um carregador que seja alimentado por bateria solar, ou mesmo algum fogareiro que também carrega baterias enquanto cozinha.

O erro mais comum de um praticante inexperiente é não possui ou esquecer o carregador portátil em casa. Um aparelho eletrônico sem bateria é um peso morto a ser carregado inutilmente.

Microcâmera

goprohero4-1

Lançada recentemente as microcâmeras, também conhecidas como câmeras de ação, do tipo GoPro se popularizaram rapidamente e hoje é um forte segmento do mercado de fotografias. No mercado há não somente o fabricante citado, como também há outras marcas de igual qualidade e versatilidade.

Obviamente a microcâmera não é somente para ficar tirando selfies ou usada em um selfie stick para filmar para o seu canal particular do youtube. Ela serve também para filmagem de partes de um trekking ou travessia para ser editado posteriormente e ser mostrados para os amigos.

A interface destas câmeras são bastante simples e mesmo sem ler o manual do usuário é possível saber usar.

Spyglass

spygalss

A alma de todo smartphone são seus aplicativos, que hoje são a mina de ouro de mercado de softwares mobile.  Um dos melhores aplicativos para smartphone destinados ao público outdoor é o Spyglass. Por não ser um aplicativo gratuito, não se popularizou com a mesma rapidez que seus desenvolvedores esperavam.

O aplicativo permite que o smpartphone leia mapas em alta definição, possui altímetro, odômetro, encontra objetos astronômicos quando apontado para o céu, porcentagem de inclinação e outras funcionalidades. Todas estas medições são feitas utilizando todos os sensores existentes no aparelho. O Spyglass também pode rastrear múltiplo destinos ao mesmo tempo, mostrando distâncias, direções, azimute e elevações.

O grande atrativo deste aplicativo é que tanto trekkeiros quanto adeptos de outros esportes que seja necessário navegação (como off-road) podem utilizar este aparelho.

MapMyHike

mapmyhike

O aplicativo MapMyHike é dos mesmos criadores do MapMyRun, MapMyByke e MapMyDog, e é um dos mais populares por praticantes de trekking de todo o mundo. O aplicativo também funciona como uma espécie de rede social que é possível compartilhar suas trilhas e seus rendimentos com outras pessoas. O aplicativo pode ser sintonizado com Facebook e Twitter.

O forte deste aplicativo é ele fazer um acompanhamento do rendimento físico do trekkeiro, que permite também que o usuário seja orientado por voz através de rotas pré-configuradas. Todo o trajeto, assim como seus dados de rendimento, são armazenados e podem ser avaliados para repetições no futuro.

O aplicativo possui um plano “premium”, o qual é pago, e permite que o usuário tenha acesso a funções avançadas no aplicativo.

Yonder

yonder

A melhor explicação para o Yonder é que o aplicativo é uma espécie de Instagram e Yelp para trekkeiros. Este aplicativo, que também é uma rede social, é para que pessoas que realizam atividades outdoor compartilhem suas fotos de trilhas e lugares que visitaram. Junto com as fotos são compartilhadas também informações do lugar e dos serviços que existem no lugar.

Desde o início de seu funcionamento já armazenou próximo de 200.000 destinos. O aplicativo também é usado para conhecer pessoas que compartilham do mesmo interesse de estar na natureza.

Sunrise

Um aplicativo muito útil para quem gosta de tirar fotos do por-do-sol, ou do amanhecer, é o Sunrise. O aplicativo determina a hora exata do nascer e por do sol, além do crepúsculo, baseado na posição geográfica da pessoa.

O aplicativo, entretanto, não é gratuito e custa US$ 0,99

Lapse It

Lapse-it-Features

Um aplicativo muito útil para fotógrafos que desejam capturar um time-lapse na montanha. O time-lapse é uma coleção de fotos disponibilizadas em vídeo para retratar a passagem de várias horas em apenas alguns segundos.

Lapse it é um aplicativo que consegue gerir vídeos com resolução de até 1080p Full HD em time-lapse direto do seu smartphone. O aplicativo permite aplicar efeitos nas imagens capturadas, inserir a trilha sonora e alterar a velocidade dos frames.

O aplicativo possui ainda uma versão Pro, que oferece mais recursos.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.