Livro da Semana: “Sherpa: The Memoir of Ang Tharkay” – Ang Tharkay

É creditado ao grande escritor George Owell a célebre frase “A história é escrita pelos vencedores”. Seguramente todos os Sherpas conhecem na pele esta realidade. São eles os responsáveis por fazer o trabalho duro das expedições no Himalaia e, de maneira constrangedora, apresentadores de TV, palestrantes motivacionais e frequentadores de empreendedorismo de palco recebem toda a glória da escalada. Muitos destes são literalmente carregados pelos sherpas montanha acima em uma verdade que incomoda a muitas pessoas.sherpa-livro-3

Estes trabalhadores, que vivem situação análoga à escravidão, possuem vozes não ouvidas e dignidade não respeitada. Os dotados de soberba afirmarão que é apenas despeito minimizar o feito de escalar o topo do mundo, mas basta ler as linhas do livro “Sherpa” para perceber que o buraco é mais embaixo e que o problema não é tão simples. O lado dos Sherpas foi recentemente “descoberto” pela população mundial após o declínio das mídias impressas, que capitalizavam com os feitos vazios de pseudo-montanhistas. Porém após a avalanche de 2014, a qual tirou a vida de 13 sherpas, e o terremoto de 2015 que devastou o país, houve muita discussão sobre ética e exploração desta população.

sherpa-livro-2O livro “Sherpa: The Memoir of Ang Tharkay” procura expandir um pouco as questões dos trabalhadores do Nepal, fornecendo contextos históricos, políticos e sociais que não tinham sido esclarecidas adequadamente para a maneira ocidental de entender. A autobiografia de Ang Tharkay, que nasceu em 1907, e se tornou um dos sherpas mais renomados no montanhismo do Himalaia era item de colecionadores até pouco tempo atrás mas que foi resgato e disponibilizado em livro. Na obra Tharkay  descreve suas experiências com montanhistas como Maurice Herzog na tentativa de ascensão do Annapurna.

A autobiografia de Ang Tharkay é uma obra imprescindível a quem deseja discutir ética e montanhismo nos tempos modernos. O livro indiscutivelmente traz à tona várias diferenças culturais e, obviamente, como a civilização ocidental, com ideias imperialistas, impactou um dos países mais isolados do mundo até então.

Ficha Técnica

  • Título: Sherpa – The Memoir of Ang Tharkay
  • Autor : Ang Tharkay
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 192
  • Editora: Mountaineers Books

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.