Livro da Semana: Annapurna – Maurice Herzog

O livro “Annapurna: O primeiro cume de mais de 8 mil metros conquistado pelo homem“, escrito pelo escalador francês Maurice Herzog, foi escrito quando o autor foi líder da primeira expedição da história a subir, e retornar, de uma montanha de 8.000 m.

Foto: http://www.gqmagazine.fr/

Foto: http://www.gqmagazine.fr/

A obra é considerada um dos maiores clássicos da literatura de montanha e é talvez o livro de escalada mais influenciador já escrito na história.

No dia 3 de junho de 1950 o francês Maurice Herzog, junto de seu companheiro de equipe Louis Lachenal, alcançaram o topo do monte Annapurna (décima mais alta montanha da Terra com 8.091 m de altitude), no Himalaia, tornando-se os primeiros a conquistar uma das catorze montanhas de mais de 8 mil metros do mundo.

O feito se concretizou depois de meses de esforço para estabelecer a rota de ataque, numa região ainda não mapeada, sob imensas dificuldades técnicas e no limite de tempo estabelecido pela chegada da monção, prevista para os primeiros dias de junho – seria preciso abandonar a montanha antes que ela chegasse, com seus ventos fortíssimos e suas chuvas diluvianas.

Toda a expedição foi largamente popularizada pelos meios de comunicação, em especial os jornais Paris Match, além de diversos filmes e livros.

annapurna-1Só Herzog e Lachenal atingiram o cume do Annapurna, mas este feito foi depois colocado em dúvida por diferentes pessoas próximas a Maurice, e não só alpinistas mas pela própria filha, que levanta hipóteses de uma mentira e de uma manipulação dos meios de comunicação.

Lançado em 1951, este clássico da aventura relata uma das expedições mais dramáticas já vividas na montanha, narrando desde a travessia do sul do Nepal, e da conquista do cume, até a volta penosa e a euforia da recepção.

O texto original foi escrito em francês, e logo se estabeleceu como um best seller do gênero sendo traduzido em vários idiomas nos anos seguintes.

Ao todo o livro vendeu mais de 11 milhões de cópias sendo considerada até hoje é considerado a obra sobre montanhismo mais vendida, sendo considerada por estudiosos como o mais bem sucedidos de todos os tempos.

Ficha Técnica

  • Título: Annapurna: O primeiro cume de mais de 8 mil metros conquistado pelo homem
  • Autor: Maurice Herzog
  • Edição: 1ª
  • Ano : 1952 (edição brasileira 2001)
  • Número de páginas: 384
  • Editora: Companhia das Letras
  • TraduçãoRosa Freire d’Aguiar

There are 4 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.