Livro da Semana: “Sherpa: The Memoir of Ang Tharkay” – Ang Tharkay

É creditado ao grande escritor George Owell a célebre frase “A história é escrita pelos vencedores”. Seguramente todos os Sherpas conhecem na pele esta realidade. São eles os responsáveis por fazer o trabalho duro das expedições no Himalaia e, de maneira constrangedora, apresentadores de TV, palestrantes motivacionais e frequentadores de empreendedorismo de palco recebem toda a glória da escalada. Muitos destes são literalmente carregados pelos sherpas montanha acima em uma verdade que incomoda a muitas pessoas.sherpa-livro-3

Estes trabalhadores, que vivem situação análoga à escravidão, possuem vozes não ouvidas e dignidade não respeitada. Os dotados de soberba afirmarão que é apenas despeito minimizar o feito de escalar o topo do mundo, mas basta ler as linhas do livro “Sherpa” para perceber que o buraco é mais embaixo e que o problema não é tão simples. O lado dos Sherpas foi recentemente “descoberto” pela população mundial após o declínio das mídias impressas, que capitalizavam com os feitos vazios de pseudo-montanhistas. Porém após a avalanche de 2014, a qual tirou a vida de 13 sherpas, e o terremoto de 2015 que devastou o país, houve muita discussão sobre ética e exploração desta população.

sherpa-livro-2O livro “Sherpa: The Memoir of Ang Tharkay” procura expandir um pouco as questões dos trabalhadores do Nepal, fornecendo contextos históricos, políticos e sociais que não tinham sido esclarecidas adequadamente para a maneira ocidental de entender. A autobiografia de Ang Tharkay, que nasceu em 1907, e se tornou um dos sherpas mais renomados no montanhismo do Himalaia era item de colecionadores até pouco tempo atrás mas que foi resgato e disponibilizado em livro. Na obra Tharkay  descreve suas experiências com montanhistas como Maurice Herzog na tentativa de ascensão do Annapurna.

A autobiografia de Ang Tharkay é uma obra imprescindível a quem deseja discutir ética e montanhismo nos tempos modernos. O livro indiscutivelmente traz à tona várias diferenças culturais e, obviamente, como a civilização ocidental, com ideias imperialistas, impactou um dos países mais isolados do mundo até então.

Ficha Técnica

  • Título: Sherpa – The Memoir of Ang Tharkay
  • Autor : Ang Tharkay
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 192
  • Editora: Mountaineers Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.