Livro da Semana: “Errores en Escalada” – Joaquín Colorado

Errar é humano e todos sabem disso. Alguns até mesmo usam esta realidade para maquiar suas próprias limitações. O fato é que algumas pessoas erram mais, outras nem tanto, mas em algum momento haverá um erro. Este tipo de realidade deve preferencialmente assombrar a mente de quem pratica esportes outdoor.

Especialmente em algum esporte de risco como a escalada a necessidade de estar sempre atento, buscando um aprendizado constante, é imprescindível. Todo praticante de escalada que acredita que sabe tudo, e que com ele nada irá acontecer, é forte candidato a acidentar-se.

Erros que tornam-se acidentes graves acontece a todos os praticantes, não importando o tempo de vida dedicado ao esporte. Aquele que distribui carteiradas de que possui “x” anos de prática e que não necessita aprender mais nada fica evidente a falta de autocrítica a respeito das técnicas de segurança.

Buscando esclarecer mais para os escaladores os tipo de pequenas decisões equivocadas que culminam em acidentes o espanhol Joaquín Colorado decidiu reunir 101 histórias de erros de escalada.

Cada história há o estudo do erro e em como ele poderia ter sido evitado. Com 30 anos de experiência como profissional da escalada e de professor sobre o assunto, Colorado procurou reunir o conhecimento técnico de técnicas de escalada para analisar e propor soluções em histórias, algumas reais outras fictícias.

Como possui um conteúdo interessante em uma linguagem não muito técnica, apesar de conter diversos ensinamentos, “Errores en Escalada” é um livro necessário a todo escalador.

Para aquele escalador que adora, antes de qualquer coisa, contar os tempos de dedicação ao esporte (esquecendo que este argumento é vazio se analisado sozinho) é uma obra obrigatória. “Errores en Escalada” ainda não possui tradução para o português, mas este fato em nada pode servir de desculpa para o praticante de escalado não lê-lo.

Ficha Técnica

  • Título: Errores en Escalada –  101 casos reales de accidentes e incidentes
  • Autor: Joaquín Colorado
  • Edição: 2ª
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 208
  • Editora: Editora Desnivel

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.